quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Programação de Mini-Cursos para o RSS 2010

O verão na capital pernambucana não chega sozinho. Ele vem em companhia da segunda edição do Recife Summer School (RSS’2010).

A cidade, entre os dias 04 de janeiro e 12 de fevereiro de 2010, respira tecnologia e vira ponto de encontro para profissionais, acadêmicos e estudantes da área. O evento é uma iniciativa coordenada pelo Porto Digital e conta ainda com o apoio de outros parceiros do ecossistema local de Tecnologia da Informação entre empresas, associações e instituições de ensino.

O RSS’2010 repete o sucesso da primeira edição oferecendo uma grande variedade de cursos, minicursos, workshops, palestras, conferências e mesas redondas. Uma ótima oportunidade para os empresários e acadêmicos interessados na atualização profissional, no intercâmbio de conhecimento e prática, na formação de networking e na geração de futuros negócios.

Abaixo segue programação dos mini-cursos



Att.
FSI

Viagem para Recife - RSS 2010


Professor Cássio Pinheiro, informou que a viagem programada para participação de acadêmicos do curso na 2ª edição do Recife Summer School (RSS) 2010, não irá mais acontecer. Ainda informou que no mês de julho de 2010, acontecerá nas dependências na UFOPA, a 1ª edição do RSS em Santarém, com o nome provisório de Santarém Summer School (SSS), já com 18 mini-cursos confirmados com palestrantes vindos principalmente de Recife (PE).
Agora é só ficar na expectativa para que realmente aconteça!!!!

att.

FSI

Conceitos das disciplinas ministradas por Caroline Pilletti


Informamos que os conceitos das disciplinas que a professora Caroline Piletti ministrou neste período, estão disponíveis na Faculdade!!


att.

FSI

Atenção Acadêmicos de BSI

Informamos à todos que a nova diretora da Faculdade de Sistemas de Informação é a professora Socorro Vânia Lourenço Alves.



Att.
FSI

Parabéns aos futuros mestres e doutores!!!!


A Faculdade parabeniza os ex-bacharéis em Sistemas de Informação pela aprovação no Programa de Pós Graduação em Informática da UFAM!!!!!

Mestrado

  • Clayton André Maia dos Santos
  • Jardelane Brito Costa
  • Polianny Almeida Lima
  • Wendeson da Silva Oliveira
Doutorado
  • Éfren Lopes de Souza
Acesse: Resultado de Seleção

Att. FSI

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Desistência de Vaga para efetivo

Informamos aos acadêmicos do curso de Sistemas de Informação, que Paula Cardoso, aprovada em 1º lugar para o cargo efetivo desta unidade, desistiu da vaga pelo fato de ter sido aceita no programa de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional da USP de São Carlos.

Sucesso à ela nesta nova jornada!!!

Att.
FSI

Recesso de Final de Ano


Informamos que devido às festa de final de ano, a Faculdade estará funcionando apenas no período da tarde das 14h às 18h. Os servidores nomeados abaixo estarão atendendo ao corpo docente e discente nas semanas abaixo relacionadas:

Do dia 21/12 à 25/12 - Giulio Volante (Técnico-Administrativo), Emanuella Rebelo (Secretária)

Do dia 28/12 à 01/12 - Suzeane Silva (Secretária)


att. FSI

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

BSI-2006 Computação Gráfica e Estágio Supervisionado

Professor Dufray informou que dia 21/12 estará recebendo os trabalhos de Computação Gráfica e os 3 relatórios da disciplina Estágio Supervisionado. O mesmo ainda informou quem não receberá os trabalhos que forem entregues no mês de janeiro. Pois o mesmo tem compromisso de lançamento até dia 12/01/10.


Att.
FSI

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Reunião com Atividades Complementares

Aos alunos matriculados em atividades complementares I, II e III dia 15/12 haverá reunião às 8h da manhã, com o professor Cássio Pinheiro.

Att.
FSI

AOS FUTUROS MESTRES

Em nome da Faculdade de Sistemas de Informação e de todos os alunos do curso, parabenizamos os alunos ANDREZA LEITE DE ALENCAR e WENDESON DA SILVA OLIVEIRA pela aprovação no Mestrado para o Centro de Informática da UFPE.

DECLARAÇÃO

Informamos aos alunos que participaram da I Feira do Vestibular da UFPA que encontra-se na FSI as declarações de participação.

Att.
FSI

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009


O professor Dufray informa aos alunos que possuirem dúvidas com as atividades de Organização de Computadores que entrem em contato com o mesmo.

Att.
FSI

domingo, 6 de dezembro de 2009

Aviso aos acadêmicos de Sistemas de Informação

Os docentes Enoque Calvino Melo Alves e Paula Cristina Cardoso foram aprovados no concurso que houve para provimento de cargo efetivo docente, mas até a presente data, não ocorreu a publicação no Diário Oficial da União.

Será postado para conhecimento de todos, assim que for publicado no DOU, o edital que homologa o resultado final de contratação para provimento de cargo efetivo docente.

Att.
FSI

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Evento a vista!!!!


SBSI 2010 – VI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

Marabá, PA

16 a 18 de JUNHO de 2010

O Comitê do Programa do SBSI2010 convida para a submissão de trabalhos científicos sobre um conjunto de tópicos de interesse nas categorias: Artigos, Minicursos e Workshop de Teses e Dissertações.

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Datas importantes:

ARTIGOS COMPLETOS PARA SESSÕES TÉCNICAS

Até

Atividade

29/01/2010

Submissão de artigos pelos autores

09/04/2010

Notificação de aceitação pelo Comitê de Programa

03/05/2010

Submissão da versão final pelos autores

PROPOSTAS PARA MINICURSOS

Até

Atividade

29/01/2010

Submissão de artigos pelos autores

09/04/2010

Notificação de aceitação pelo Comitê de Minicursos

03/05/2010

Submissão da versão final pelos autores

ARTIGOS PARA WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES

Até

Atividade

29/01/2010

Submissão de artigos pelos autores

09/04/2010

Notificação de aceitação pelo Comitê do WTDSI

03/05/2010

Submissão do resumo estendido pelos autores

Tópicos de Interesse

A lista de tópicos de interesse (não exaustiva) inclui os seguintes itens:

· Sistemas de Informação e Gestão Ambiental;

· Sistemas de Informação e Desenvolvimento Sustentável;

· Fundamentos de Sistemas de Informação;

· Modelagem conceitual de Sistemas de Informação;

· Representação de conhecimento e raciocínio em Sistemas de Informação;

· Lógica e ontologias para Sistemas de Informação;

· Verificação e validação de Sistemas de Informação;

· Gestão de Processos de Negócio;

· E-Business, E-Commerce e E-Government;

· Sistemas de Informação e Customer Relationship Management, Supply Chain Management, Knowledge Management, Business Intelligence, Competitive Intelligence;

· Enterprise Information Systems, Enterprise Resource Planning;

· Sistemas de apoio à decisão;

· Segurança e Auditoria em Sistemas de Informação;

· Estudos de caso de Sistemas de Informação em diferentes domínios/áreas

· Gestão da Informação;

· Gestão de Sistemas de Informação;

· Gestão de Tecnologia da Informação;

· Arquitetura Organizacional de Tecnologia da Informação;

· Representação de informações de negócio e gerência de dados e metadados;

· Data Warehousing, Datamining e OLAP;

· Metodologias e abordagens para engenharia e desenvolvimento de Sistemas de Informação;

· Integração de aplicações corporativas;

· Sistemas de Informação na Internet ou Intranet, Web 2.0 ou Web Semântica;

· Aspectos sociais e humanos em Sistemas de Informação;

ARTIGOS COMPLETOS PARA SESSÕES TÉCNICAS

São esperados artigos técnicos que apresentam claramente contribuições para a pesquisa na área de Sistemas de Informação e que estejam relacionados aos tópicos de interesse do simpósio. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês e devem estar limitados a 12 páginas (incluindo as figuras, tabelas, diagramas, bibliografia e anexos) seguindo o modelo para publicação de artigos da SBC e submetidos em formato PDF. As propostas de artigos devem ser submetidas eletronicamente através da trilha "SBSI 2010" do JEMS (sistema de submissões da SBC). Todas as contribuições serão revisadas considerando o mérito técnico e a relevância para o Simpósio. Os artigos aceitos serão publicados nos anais do Simpósio condicionados à inscrição de pelo menos um dos autores no evento.


PROPOSTAS PARA MINICURSOS

Os minicursos a serem apresentados no SBSI 2010 deverão discorrer sobre questões relativas a aspectos fundamentais e a tecnologias emergentes para a modelagem, desenvolvimento e gestão de Sistemas de Informação. Os minicursos poderão ser introdutórios ou avançados e deverão estar relacionados aos tópicos de interesse do simpósio. Os minicursos introdutórios deverão cobrir fundamentos da área de Sistemas de Informação e ter como alvo estudantes de graduação e pós-graduação, bem como técnicos da indústria de software. Os minicursos avançados deverão abordar temas correspondentes às principais tendências de evolução da pesquisa em Sistemas de Informação. As propostas de minicurso devem ser enviadas eletronicamente através da trilha "SBSI 2010 - Minicursos" do JEMS (sistema de submissões da SBC). A proposta de minicurso deverá ser escrita em Português ou Inglês e ter no máximo 4 páginas, incluindo as seguintes informações:

· resumo com no máximo 200 palavras;

· descrição do minicurso incluindo objetivos, conteúdo e requisitos técnicos (equipamento e "software");

· relevância do minicurso para o SBSI 2009;

· esboço do minicurso, descrevendo os tópicos principais e a programação;

· referências bibliográficas principais; e

· minicurrículo dos autores.

Para os minicursos aceitos, os autores deverão enviar, nas datas especificadas, os "slides" e o resumo estendido. Os resumo estendido dos minicursos, a serem publicados, deverão conter o máximo de 6 páginas, em Português ou Inglês, seguindo o modelo para publicação de artigos da SBC.

Os minicursos serão apresentados em 2 sessões de 2h de duração (totalizando 4h), e serão fornecidas cópias dos slides aos inscritos nos minicursos.


ARTIGOS PARA WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES

O Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (WTDSI) é um fórum dedicado à apresentação e discussão de trabalhos de mestrado e de doutorado em Sistemas de Informação desenvolvidos nos programas de pós-graduação no Brasil. O seu objetivo é propiciar um ambiente construtivo para discussões, onde não somente os alunos possam ter uma avaliação de seus trabalhos em fase de concretização, mas igualmente tenham acesso a um panorama representativo da pesquisa em sistemas de informação no país, estimulando a integração e cooperação de pesquisadores nesta área, e dando maior visibilidade às pesquisas em andamento para a comunidade acadêmica e industrial.

Os trabalhos submetidos serão avaliados por três membros do Comitê de Programa. Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados durante o Workshop e receberão opiniões e críticas construtivas de um Corpo Convidado de Debatedores, composto por pesquisadores da área de SI, bem como da comunidade presente. Espera-se a participação ativa e integração entre alunos e professores, de forma a delinear áreas de atuação para trabalhos futuros.

A submissão ao WTDSI deve ser feita através de um artigo (resumo estendido) caracterizando o trabalho de doutorado ou de mestrado relacionado aos tópicos de interesse do simpósio. Cada artigo deverá indicar de forma clara a natureza de sua contribuição e problemas, domínios ou ambientes em que se aplicam, versando sobre trabalhos em andamento.

Será dada prioridade para a aceitação de trabalhos de doutorado que estejam no segundo ou terceiro ano, ou que estejam próximos à defesa de sua proposta de tese. Será dada preferência aos trabalhos de mestrado que já tenham proposta aprovada (ou defesa de proposta próxima). Trabalhos já concluídos não devem ser submetidos. A submissão deve ser acompanhada de um e-mail do orientador dando ciência da submissão.

Todos trabalhos devem conter uma folha de rosto onde constam exclusivamente as seguintes informações:

 Título

 Aluno

 Orientador

 Nível (mestrado ou doutorado)

 Programa de pós-graduação

 E-mail de contato do aluno

 E-mail de contato do orientador

 Ano de ingresso no programa

 Época esperada de conclusão

 Etapas já concluídas (escolher uma ou mais etapas já concluídas):

o Mestrado: defesa da proposta, seminário de andamento

o Doutorado: defesa de proposta, exame de qualificação

 Resumo em português (mestrado) ou resumo em inglês (doutorado)

 Palavras-chave (de acordo com os assuntos do evento)

O conteúdo do trabalho deve iniciar na segunda página, e as seguintes informações devem estar descritas de forma clara e objetiva:

 Fundamentação teórica;

 Caracterização da contribuição;

 Estado atual do trabalho;

 Trabalhos relacionados (visão comparativa);

 Avaliação dos resultados;



Para artigo sobre Dissertação de Mestrado, deve ser enviada a folha de rosto seguida de até 5 páginas de conteúdo (incluindo as figuras, tabelas, diagramas, bibliografia e anexos). Para artigos sobre Tese de Doutorado, deve ser enviada a folha de rosto seguida de até 7 páginas de conteúdo (incluindo as figuras, tabelas, diagramas, bibliografia e anexos). O artigo sobre a tese ou a dissertação pode ser escrito em português ou inglês seguindo o modelo para publicação de artigos da SBC e submetido exclusivamente em formato PDF através da trilha "SBSI 2010 - WTDSI" do JEMS (sistema de submissões da SBC). Serão desconsideradas as submissões em formato diferente de PDF, que excedam o número de páginas ou violem as instruções de formatação.

Todas as contribuições serão revisadas considerando o mérito técnico e a relevância para o Workshop/Simpósio; Os artigos aceitos serão publicados nos anais do Simpósio condicionados à inscrição do doutorando / mestrando

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Comitê Gestor Do SBSI

Renata Araújo - UNIRIO

Alexandre Cidral - UNIVILLE

Jorge Audy - PUC-RS

Flávia Santoro - UNIRIO

Célia Ghedini Ralha - UnB

Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti – UNESP de Marília

Coordenação Geral do SBSI 2010

Eráclito de Souza Argolo – UFPA – eraclito@ufpa.br

Rodrigo B. Gonçalves – METROPOLITANA – rodrigo@faculdademetropolitana.com.br

Coordenação de Comitê de Programa

Cássia Kahwage - UFPA – cassiakahwage@gmail.com

Alexandre Cidral – UNIVILLE – alexandre.cidral@univille.br

Coordenação de Minicursos

Leonardo Maia – METROPOLITANA – leomaia81@yahoo.com.br

Renata Mendes de Araujo – UNIRIO - renata.araujo@uniriotec.br

Coordenação do Workshop de Teses e Dissertações (III WTDSI)

Rangel Filho Teixeira – UFPA – rhangelfylho@hotmail.com

Flávia Maria Santoro – UNIRIO - flavia.santoro@uniriotec.br

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SBSI 2010 – VI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

Marabá, PA

16 a 18 de JUNHO de 2010
http://www.sbsi2010.com.br/chamada.html

ANIVERSARIANTES...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

ATIVIDADES COMPLEMENTARES I, II e III

Os alunos que estão matriculados em atividades complementares deverão entregar as cópias de seus certificados em envolope lacrado até a sexta-feira dia 11/12/09.

Att.
FSI

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Início das aula de contabilidade - BSI2009

As aulas de contabilidade iniciarão na quarta-feira (02/12).


Att.
FSI