sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Reunião sobre Formatura


Informamos aos alunos aptos a colar grau que haverá uma reunião no dia 03 de fevereiro, a partir das 15h da tarde, no Campus 2, com a diretora da Faculdade, para tratar sobre a colação de grau e outras pendênicas...

Solicitamos confirmação de presença, pelo email-bsistm@ufpa.br


att.
FSI

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Retificando período para assinatura de Lauda


Os alunos já informados deverão comparecer o mais breve possível para assinatura destas laudas, no máximo até o fim da primeira semana de fevereiro, para que depois possa ser avaliado qual o melhor período para outorga.

att.
FSI

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Alunos aptos a colação de Grau


Solicitamos que os alunos aptos a colar grau, listados abaixo, compareçam à Faculdade para assinatura de Lauda de Diploma, solicitamos que tragam a cópia dos seguintes documentos: RG e CPF.

  • Isis Rivane
  • Brawlio Ricardo
  • Marcos Vinícius
  • Servio Anjos
  • Clayton Brasil
  • Gabyella Givone
  • Julimar Rian
  • Robson Pinheiro
  • Pedro Henrique
  • Cid Tenório
  • Clayton Maia
Att
FSI

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Grade de Disciplinas 2ºper/2009


Já encontra-se disponível a grade de disciplinas a serem ofertadas para as turmas de BSI, no Blog-Administrativo.

Lembramos que a mesma, ainda está sujeita a alterações!!!

Vizualizar

att.
FSI

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

inscrições para o 1º processo seletivo do Instituto Federal do Pará - Campus Santarém


Foram abertas nesta segunda-feira (18) as inscrições para o 1º processo seletivo do Instituto Federal do Pará, Campus Santarém. Estão sendo ofertados 8 cursos técnicos: Informática, Guia de Turismo, Saneamento, Aqüicultura, Agropecuária, Pesca, Edificações e Mineração.

Os cursos abragem duas modalidades: Integrada e Subsequente. Na primeira modalidade podem se inscrever candidatos que concluíram o ensino fundamental e que tenham idade mínima de 18 anos. Apenas um curso está sendo oferecido; o de técnico em informática. A taxa de inscrição é de R$ 20. Na Subsequente podem se inscrever candidatos que terminaram o Ensino Médio. Estão sendo ofertadas vagas para todos os cursos. O valor da inscrição é de R$ 40. A prova acontecerá no dia 28 de fevereiro e será composta por 45 questões referentes a modalidade escolhida. As aulas começam no dia 15 de março. Neste primeiro semestre estão sendo ofertadas 530 vagas. O período de inscrição vai de 18 de janeiro até 11 de fevereiro.

As inscrições podem ser feitas no site www.ifpa.edu.br ou Confira o Edital Aqui.


ATT.
FSI

Inscrições prorrogadas para o Concurso-Técnico da UFOPA

A Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa prorrogou as inscrições para o concurso público que visa preencher vagas para o cargo de Técnico-Administrativo em Educação. O prazo foi estendido até o dia 28 de janeiro. O período de isenção também foi reaberto, até 21 de janeiro. O resultado será divulgado no dia 25 de janeiro.

A taxa de inscrição do concurso pode ser feita até o dia 29 de janeiro. De 08 a 17 de fevereiro o candidato pode imprimir o cartão de inscrição. A prova objetiva e de redação ocorrerá no dia 21 de fevereiro.


Estão abertas vagas para administrador, arquiteto, geólogo, economista, engenheiro civil, jornalista, pedagogo, zootecnista, técnico em assuntos educacionais, revisor de texto, assistente em administração, técnico em enfermagem, dentre outros. Para o cargo de assistente de administração, será destinada uma vaga para pessoas com deficiências.

Acesse: Retificação


Att.

FSI

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Resultado Bolsita!!!

E a selecionada ao cargo da Bolsa-Trabalho para a Secretaria do Programa de Sistemas de Informação, para o turno da manhã foi:
Milka Oliveira de Vasconcelos
Parabéns!!!!!!!
Seja Bem Vinda!!!!

CONVITE PÓS GRADUAÇÃO



CONVITE


É com orgulho que a Faculdade de Sistemas de Informação convida seus alunos e professores para a primeira defesa de monografias do Curso de Especialização em Informática na Educação nesta sexta-feira (15/01/10) às 19:30h no bloco de Sistemas de Informação - CAMPUS III.

Att.
FSI


quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CURSO NAS FÉRIAS...

CURSO Wireless Professional - Recife / PE

27 e 28/02/10 das 9 as 18 h

A quem se destina:

Estudantes e profissionais da área de Redes e T.I. ou Provedores de Internet Via Rádio que necessitem configurar redes wireless de pequeno ou médio porte indoor ou outdoor.

Objetivo:

Capacitar profissionais para dimensionar redes Wi-Fi, conhecer os equipamentos e trabalhar com sistemas convencionais de segurança wireless.

Pré-requisitos:

Módulo Wi-Fi Basic ou equivalente, Conhecimentos em informática, conhecimento em Redes de Computadores.

Programação:

► O que são Redes Sem Fio (Wireless)

• WLAN,
• WMAN,
• Wi-Fi,
• Hotspot;

► Aplicações

• Empresas;
• Escritórios; Residências;
• Hotspots (Aeroportos, Cafés Clubes ), Faculdades; Feiras; Hotéis.

► WLAN

• Placas Wireless;
• Access Point;
• Roteador ADSL;
• PCMCIA Wireless.

► Configurações WLAN

• Peer (Ad-hoc);
• Infra-estrutura (Infrastructure);
• Access Point
• Backhaul - PTP Ponto a Ponto
• PTMP Ponto a MultiPonto

► Considerações importantes

• Posicionamento dos equipamentos;
• Distância do sinal;
• Quantidade de micros o Access Point suporta.

► Equipamentos WLAN

• Access Point;
• Cabo Coaxial;
• Antenas Externas.

► Soluções WLAN

• Ponto a Ponto (Matriz e Filial);
• Ponto-Multiponto (Provedor de Internet Wireless);
• Repetidor.

► Padrões, Freqüências e Velocidades

• 802.11b;
• 802.11a;
• 802.11g,
• 802.11n.

► Principais Barreiras

• Equipamentos que interferem;
• Materiais que interferem.

► Canais

• Países;
• Faixas;
• Escolha.

► Conceitos de Rádio Freqüência

• Sinal;
• Atenuação;
• Reflexão;
• Refração;
• Difração;
• Multipercurso.

► Antenas

• Tipos de Antenas;
• Irradiação;
• Polarização;
• Ganho.

► Zona de Fresnel

• Cálculo do raio da elipse geométrica de Fresnel.

► Segurança

• SSID;
• WEP;
• WPA;
• Filtro MAC.

► Laboratório Prático

• Configuração de uma rede Peer (Ad-hoc - estações);
• Configuração de uma rede Infra-estrutura (Access Point e Micros,
• Interligando a rede Wireless à rede Cabeada);
• Instalação e configuração de uma Bridge no modo Ponto a Ponto;
• Estudando como montar Projetos de Implantação de Rede Wireless.

Uma rede sem fio baseada no planejamento com cenários interativos expostos em sala.

Duração:

16 horas / aula

Material:

Apostila, Caneta, CD com material incluso e Certificado de participação.


Mais informações: http://www.entelco.com.br/default/cursos/

Inscrições: http://www.entelco.com.br/default/cursos/inscricao/?id_turma=30

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Local da Palestra

RETIFICANDO

Informamos que a palesta "Uso de TDic's em escolas públicas paulistas" será realizada em uma sala (que será indicada no dia da palestra) no bloco 01.

Att.
FSI

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Concurso para Técnico-Administrativo

Informamos que já está disponível o edital do concurso para o cargo de Técnico-Admnistrativo da Ufopa, de nível médio e superior.

Aos alunos interessados, informamos que apesar de poucas vagas, os que forem bem colocados poderão ser chamados para ocuparem as novas vagas que virão.

Mais informações: acesse

att.
FSI

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

CONVITE...

CONVITE

Convidamos os alunos e professores de Sistemas de Informação para uma palestra na quarta-feira (13/01/10) às 16:00h no auditório Wilson Fonseca(Campus 1), com o tema "Uso de TDic's em escolas públicas paulistas" com os seguintes palestrantes: Prof. Dr. Eloi da Silva Feitosa e Rosimara Perpétua Lopes (mestranda em Educação),
ambos da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Att.
FSI

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Resultado da Avaliação de Currículo e Convocação para Entrevista

AOS ALUNOS E PROFESSORES DA UFOPA


CONVITE


A PRODEPA realizará, no dia 07/01/10 no auditório da UFOPA, uma reunião para discutir a ampliação de sua rede em Santarém. É importante que a comunidade acadêmica participe dessa discussão. Horário da reunião: 9h

Att.

FSI

BSI - ADMINISTRATIVO


NOVO BLOG!

A Faculdade de Sistemas de Informação criou um novo blog, este com caráter administrativo onde poderão ser consultadas informação a respeito do curso e integrantes, relatórios anuais da Faculdade, ementário das disciplinas do curso, projetos, entre outras informações importantes...
http://bsi-adm.blogspot.com/

Att.
FSI

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

ANIVERSARIANTES JANEIRO

RELATÓRIO ANUAL 2009 - FSI

RELATÓRIO ANUAL DA UNIDADE – FACULDADE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

1 APRESENTAÇÃO
A banalização das tecnologias da informação e sua penetração explosiva nos mais variados setores da atividade econômica e social colocaram a Universidade brasileira perante a responsabilidade de produzir, em quantidade e qualidade, os profissionais de informática que as organizações necessitam.
A Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Santarém, responde a esse desafio, através da oferta de um curso superior na área de Sistema de Informação que define um perfil profissional com capacidade de intervenção e com habilidades especialmente direcionadas para a aplicação da informática nas organizações; sendo, por esse motivo, um profissional conhecedor não apenas da especialidade de Informática, mas também, das múltiplas facetas do funcionamento de uma organização, da sua dinâmica interna e suas relações com o exterior, para as quais terá de propor soluções.
No contexto de uma formação superior no campo da Informática e de seus processos de geração e automação do conhecimento, há que se considerar também, a importância de currículos e diretrizes institucionais que possam, efetivamente, preparar pessoas críticas, ativas e cada vez mais conscientes dos seus papéis sociais e da sua contribuição no avanço científico e tecnológico do país.
O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação tem a informação como atividade fim e, por isso, visa a formação de recursos humanos para o desenvolvimento de sistemas de informação para as diferentes áreas do conhecimento humano, de modo a atender às demandas da sociedade, utilizando as modernas tecnologias de informação aplicadas às áreas administrativas, científicas e industriais em organizações públicas e privadas.
Este relatório aborda os aspectos relativos aos fatos relevantes decorridos no período acadêmico de 2008. Inicialmente, salienta-se que a Faculdade de Sistemas de Informação é responsável pelo andamento de três cursos: Sistemas de Informação (Santarém), Tecnologia em Processamento de Dados (Santarém) e Tecnologia em Processamento de Dados (Itaituba).

2 CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE
2.1 – Identificação da Unidade — Faculdade de Sistemas de Informação / FSI;
2.2 – Ato de criação
Faculdade criada a partir da aprovação do Regimento do Campus Universitário de Santarém;
A Resolução 3394, de 29 de março de 2006, aprova o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação no Campus de Santarém, com vagas oriundas do antigo curso de Tecnologia em Processamento de Dados.
2.3 – Organograma — A faculdade não conta com divisões, seções, etc.;
2.4 – Dirigentes da Unidade – Portaria 0427/2008
Diretor – Cássio David Borralho Pinheiro
Vice-Diretora – Socorro Vânia Lourenço Alves
Mandato: a partir de 01 de fevereiro de 2008 até 30 de dezembro de 2009

3 ADMINISTRAÇÃO GERAL
3.1 – Organização e Funcionamento
A Faculdade de Sistemas de Informação, particularmente, o quadro administrativo (listados nos itens 3.3 e 3.4), tem atuado no sentido de promover de forma efetiva a organização acadêmica e o funcionamento dos três cursos sob sua coordenação e a capacitação de recurso humano.
3.2 – Recursos Humanos
Quanto a capacitação do quadro docente observa-se que os professores Dean James Azevedo Silva e Guilherme Augusto Barros Conde, estão cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, PPEGG-UFPA. Esse fato reflete o compromisso do colegiado com capacitação dos seus professores. Como conseqüência positiva dessa capacitação está o fato de que o Curso, nesse momento, apresenta como titulação mínima do seu corpo docente efetivo o Mestrado, com apenas dois de seus professores.
Quanto ao quadro docente, verifica-se que, em detrimento aos dados apresentados nos Planos Acadêmicos dos quatro semestres anteriores, que apontam para uma necessidade emergente que ampliação do quadro docente, nenhuma vaga foi disponibilizada para o Curso. Ressalta-se que vagas foram disponibilizadas a outros cursos, principalmente para a licenciatura. Entende-se esta necessidade, entretanto, os cursos de bacharelado simplesmente não podem ser esquecidos.
Como mencionado anteriormente, o Colegiado do Curso é responsável por três cursos: Sistemas de Informação (Santarém), Tecnologia em Processamento de Dados (Santarém) e Tecnologia em Processamento de Dados (Itaituba). Nesse sentido, as colocações abaixo serão discriminadas por curso.
Em geral, o grande problema encontrado pelo colegiado atualmente é a falta de professores para lidar de forma efetiva com três cursos, sendo um deles remoto. Salientam-se nesse contexto, que foram alocadas vagas para professores efetivos e substitutos; porém, é difícil o preenchimento destas vagas, onde fatos como as desistências de candidatos aprovados em concurso fizeram com que o Colegiado perdesse vagas.
O curso de Sistemas de Informação possui seis turmas nos turnos: matutino, vespertino e noturno; sendo que duas são no período noturno, duas pela tarde e duas pela manha. O grande problema atualmente causado pela falta de professores é o acúmulo de disciplinas pendentes para turmas dos cursos.
3.3 – Corpo Docente
O recurso humano que compõe o quadro docente da Faculdade é composto por:
• Efetivos (Todos em DE)
o Prof. Dra. Angela Vilhena Dias, categoria Adjunto.
o Prof. Msc. Cássio David Borralho Pinheiro, categoria Assistente.
o Prof. Msc. Dean James Azevedo da Silva, categoria Assistente.
 Afastado para o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-UFPA).
o Prof. Msc. Guilherme Augusto Barros Condes, categoria Assistente.
 Afastado para o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-UFPA). Portaria no 1720/06.
o Prof. Msc. Socorro Vânia Lourenço Alves, categoria Assistente.
• Substitutos (Todos em 40 horas)
o Prof. Enoque Calvino Melo Alves, categoria Auxiliar.
o Profa. Vanderlúcia Silva e Souza, categoria Auxiliar.
o Profa. Caroline Peixoto Pilletti, categoria Auxiliar
o Profa. Paula Cristina Figueira Cardoso, categoria Auxiliar
o Prof. Dufray Antônio Linhares dos Santos, categoria Auxiliar.
3.4 – Corpo Técnico-Administrativo
• Técnico Administrativo
o Sr. Giulio Wagner Volante, carreira Assistente em Administração, classe D , nível II.
• Bolsistas
o Emanuella Rebelo Camargo, matrícula 06057001808.
o Suzane Pinto Silva, matrícula 07017004008
o Adriana Carvalho Nascimento, matrícula 07057000108

4 ATIVIDADES ACADÊMICAS
4.1 – Ensino de Graduação, de 1º e 2 º Graus e Cursos Livres;
Como mencionado anteriormente, a FSI é responsável por três cursos: Sistemas de Informação (Santarém), Tecnologia em Processamento de Dados (Santarém) e Tecnologia em Processamento de Dados (Itaituba). Nesse sentido, as colocações abaixo serão discriminadas por curso.
Em geral, o grande problema encontrado pelo colegiado atualmente é a falta de professores para lidar de forma efetiva com três cursos, sendo um deles remoto. Salienta-se nesse contexto, que foram alocadas duas vagas para professores substitutos e uma vaga para professor efetivo nesse ano acadêmico; porém, a Faculdade ainda tem problemas com a alocação das disciplinas, Fazendo com que alguns professores estejam sobrecarregados.
Observa-se ainda que os dados a seguir foram, na sua maior parte, oriundos dos cadastros efetuados de forma manual, dados obtidos do último relatório e pelo novo sistema SIE.
Sistemas de Informação
O curso de Sistemas de Informação possui sete turmas nos turnos: matutino, vespertino e noturno; sendo que três são no período noturno, duas pela tarde e duas pela manhã. O grande problema atualmente causado pela falta de professores é o acúmulo de disciplinas pendentes para turmas dos cursos.
O curso de Sistema de informações tem como sua primeira turma aquela composta de alunos aprovados no vestibular para o curso de TPD que resolveram migrar para o curso de BSI. Desta turma ainda temos alguns alunos a se formar no período de outras turmas do curso.
Alunos
O curso de BSI possui sete turmas com as seguintes características:
• 2003 - 27 alunos / Noturno / Bacharelado / 21 do sexo masculino e 6 do feminino.
• 2004 - 25 alunos / Vespertino / Bacharelado / 17 do sexo masculino e 8 do feminino.
• 2005 - 26 alunos / Matutino / Bacharelado / 19 do sexo masculino e 7 do feminino.
• 2006 - 31 alunos / Noturno / Bacharelado / 21 do sexo masculino e 10 do feminino.
• 2007 – 30 alunos / Vespertino / Bacharelado / 22 do sexo masculino e 8 do feminino.
• 2008 – 30 alunos / Matutino / Bacharelado / 18 do sexo masculino e 12 do sexo feminino.
• 2009 - 31 alunos / Noturno / Bacharelado / 21 do sexo masculino e 10 do sexo feminino.
Bolsistas
• Bolsistas de Iniciação Científica: 13 (PROINT e PARD)
• Bolsas de Trabalho: 3 (Administração)
Outros
o Estágio não Remunerado: 10
Tecnologia em Processamento de Dados (TPD-Santarém)
Este curso está em fase de extinção na UFPA-Santarém. Com a resolução liberada, o prazo para o término estipulado foi de oito semestres a partir da entrada da primeira turma (2004), ou seja, até o segundo semestre de 2007.
Em geral, há alguns alunos remanescentes que estão se formando (fim deste ano acadêmico). Outros foram apontados pelo DERCA para serem jubilados, e alguns em situação irregular, como por exemplo: alunos que não assinaram o termo de migração de TPD para BSI; porém, que estão cursando as disciplinas de BSI e não de TPD. Uma vez que a resolução está pronta, está sendo providenciada, frente às esferas superiores da UFPA (DERCA-PROEG-SEGE), uma forma de regularizar esses alunos.
Alunos
O curso de TPD não possui uma turma única haja vista que existem alunos de vários anos diferentes que ainda não colaram grau. Em geral o que há está distribuído em:
o 27 alunos / Tecnólogo / 21 do sexo masculino e 6 do feminino.
Tecnologia em Processamento de Dados (TPD-Itaituba)
Há apenas uma turma desse curso em Itaituba. Embora o colegiado tenha se empenhado para atender de forma igualitária os três cursos regularmente, é inevitável pelo fato deste curso ser remoto que o mesmo seja o menos favorecido entre os três. Assim, há um descontentamento por parte de alguns alunos desse curso em Itaituba.
Uma reclamação constante dos discentes é o fato do curso ser regular e não estar sendo tratado como tal. Isso acontece, pois o colegiado não possui um professor especifico lotado em Itaituba para o ministério das disciplinas. Ressalta-se nesse sentido que o único professor lotado neste campo retornou para Santarém devido as constantes reclamações dos alunos de Itaituba. Como solução para esse problema, o colegiado decidiu enviar professores (efetivos e substitutos) para ministrar disciplinas em Itaituba em caráter intensivo.
É importante salientar que vários problemas (alguns constrangedores) norteiam a estada de qualquer professor em Itaituba durante o período de sua disciplina, e isso não foi diferente com os professores da FSI. Assim, devido a toda essa dificuldade; que também é agravada pela falta de professores e pelo fato da FSI está buscando sua consolidação no Oeste do Pará dentro do Campus de Santarém, a Faculdade decidiu não mais se responsabilizar pela abertura e gerência acadêmica de qualquer curso em Itaituba após a formação da turma corrente.
Alunos
O curso de TPD possui uma única turma com a seguinte característica
o 2004 - 26 alunos / Tecnólogo / 13 do sexo masculino e 13 do feminino.
Do total de 26 alunos do curso de TPD-Itaituba apenas 21 se formaram este ano.
4.2 – Ensino de Pós-Graduação
A Resolução 3663, de 05 de março de 2008, aprova o Curso de Especialização em Informática na Educação no Campus de Santarém, com carga horária de 390 (trezentas e noventa) horas. O curso é realizado no período de 30 de junho de 2008 à 25 de julho de 2009 com 40 vagas ofertadas.
O curso de Especialização em Informática da Educação destina-se a profissionais de formações diversas, especialmente licenciados ou bacharéis interessados na área de Informática na Educação. Os perfis esperados são: professores de escolas públicas e particulares que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a utilização da tecnologia com fins didático-pedagógicos, profissionais da área de Informática, profissionais que tenham assumido ou possuam perspectivas de assumir cargos relacionados à aplicação da tecnologia no campo educacional. Serão estimulados a participar de eventos científicos na área da Informática na Educação e apresentar trabalhos nos mesmos. O curso adotará ainda como requisito de aprovação final a apresentação e publicação de um trabalho em evento científico como forma de aproximar os estudantes do mundo da produção acadêmica. É promovida pela coordenação do curso a socialização das produções realizadas no curso, na disciplina Seminário de Monografia, a qual deverá contar com a participação de toda a comunidade universitária. Além disso, o aluno será incentivado à participação de pesquisas voltadas à solução de problemas na área educacional.

4.3 – Pesquisa
As atividades de pesquisa desse colegiado estão vinculadas aos seguintes projetos:
4.3.1 Desenvolvimento de Arcabouços para o Suporte às Atividades Acadêmicas em Sistemas de Informação
Com objetivo de solidificar o aprendizado em áreas específicas, aprimorar a interdisciplinaridade no ensino e aprendizado através da criação de arcabouços para o suporte as atividades acadêmicas, bem como, sua divulgação na através da criação de um Portal (WebSite da UFPA) na Internet. Estes arcabouços estarão voltados para o conhecimento e evolução das principais atividades curriculares do Curso. Ressalta-se que, para estas atividades, a equipe de desenvolvimento será a responsável em desenvolver ferramentas e compilar o material de apoio para as principais atividades.
o Arcabouço de Sistemas de Computação e Ensino de Programação: Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão PROINT-UFPA, 2008-2009.

o Coordenador: Prof. Cássio D. B. Pinheiro
o Órgão Financiador: UFPA
o Áreas de Conhecimento: Modelagem analítica, Telecomunicações, Redes sem Fio, Programação, Laboratório de Programação, Estruturas de Dados I, Redes, Gerência de Redes, e Banco de Dados I e II; tendo como base formadora de idéias as disciplinas de Lógica Aplicada a Computação, Paradigmas de Linguagens e Interação Usuários-Máquina.
o Bolsistas:
 Jonnes Derick Silva Brito
 Igor Bruno Santos Pereira
 Fabiano Paulo Nhoatto

o Arcabouço de Engenharia de Software. Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão PROINT-UFPA, 2008-2009.
o Coordenador: Profª. MsC. Socorro Vânia Lourenço Alves
o Vice-Coordenador: Prof. Msc. Cássio David Borralho Pinheiro
o Órgão Financiador: UFPA
o Áreas de Conhecimento: Modelagem analítica e simulação, Telecomunicações, Redes de Computadores, programação, laboratório de programação, Análise e Projeto de Sistemas, Gerência de projetos de software e Sistemas de Informações Regionais.
o Bolsistas:
 Antônio Fabrício Guimarães de Sousa
 Ana Claudine Siqueira Corrêa
 Adelson Menezes Portela
 Romário Roberto de Pádua Andrade
o Arcabouço de Visão Computacional, Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão PROINT 2008- 2009
o Coordenador: Profa. Dra. Ângela Vilhena Dias.
o Órgão Financiador: UFPA
o Áreas de Conhecimento: Programação, Laboratório de Programação, Estruturas de Dados I e II, Interface Usuário-Máquina, Paradigmas de Linguagens de Programação, Computação Gráfica e Tópicos Especiais em Computação Gráfica e Processamento de Imagens
o Bolsistas:
 Jander Luiz Mota da Silva
 Victor Hugo Torres de Almeida
 Raimundo Fagner Costa
o Portal de Apoio as Atividades Curriculares, Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão PROINT 2008- 2009
o Coordenador: Prof. Msc. Cássio David Borralho Pinheiro.
o Órgão Financiador: UFPA
o Áreas de Conhecimento: Análise e Desenvolvimento de Software
o Bolsistas:
 Adriana Lopes da Silva
 Gabriele Miranda Sena
4.3.2 Tracking de Superfícies em Seqüências de Imagens Dinâmicas. CNPQ 2008/2009
Descrição: Desenvolvimento de um algoritmo para estimar o movimento de superfícies em diferentes modalidades de imagens 3D.
o Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Angela Vilhena Dias
o Orgão Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
o Áreas de Conhecimento: Programação, Laboratório de Programação, Estruturas de Dados I e II, Interface Usuário-Máquina, Paradigmas de Linguagens de Programação, Computação Gráfica e Tópicos Especiais em Computação Gráfica e Processamento de Imagens
o Bolsistas:
 Gabriela Mendes Correa de Miranda
o Voluntário
 Luciano Parintins Viana
4.3.3 Análise de Imagens Médicas em Dispositivos Móveis
o Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Angela Vilhena Dias
o Situação: em andamento
o Área: Pesquisa
o Bolsistas
 Jander Luiz Mota da Silva
 Victor Hugo Torres de Almeida
 Raimundo Fagner Costa
o Voluntária
 Adriana Carvalho Nascimento
4.4 – Extensão
As atividades de extensão desse colegiado estão vinculadas a Empresa Júnior de Manutenção e Programação – EJUMP, da UFPA, que realizou neste ano o primeiro evento denominado I Fórum Amazônico de Software Livre (FASOL), com a participação dos acadêmicos do curso de Sistemas de Infomação e sob orientação do professor Cássio David Borralho Pinheiro. Este evento contou com o apoio de diversos colaboradores que apoiaram o projeto que tem como objetivo, traçar um panorama político sobre a adoção do software livre bem como provocar a discussão sobre como o software livre pode contribuir para o desenvolvimento tecnológico e social na região.
No evento houve palestras, mini-cursos, install fast, etc que contribuiram para maior conhecimento dos participantes.

5 PROGRAMAS E PROJETOS ESPECIAIS
A faculdade não participa de nenhum programa ou projeto especial.

6 PRODUÇÃO INTELECTUAL
Confrontando a carga de atividades acadêmicas na graduação com a produção apresentada pelo quadro docente, observa-se que esta Produção Intelectual é totalmente compatível com o Índice de Qualificação do Corpo Docente, com o número de docentes vinculados a Programas de Pós-Graduação e a grupos de pesquisa e/ou extensão, etc. A seguir é apresentada uma parte da lista da Produção.
 DIAS, A. V. ; FURUIE, Sergio Shiguemi . Motion Tracking in Cardiac Images: from 2D to 4D. In: Vedran Kordic; Aleksandar Lazinica (ed.); aceito para publicação. (Org.). Biomedical Imaging. Vienna: Austria, 2009, v. , p. -.
 Ângela Vilhena Dias . Revisora para 2nd Intl. Multi-Conference on Engineering and Technological Innovation: IMETI 2009. 2009.
 SPINOLA, Alexandre Waimer ; PILLETTI, C. P. . Introdução ao Moodle para Professores. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
7 PRÊMIOS, DISTINÇÕES, TÍTULOS E HONRARIAS CONCEDIDOS A DOCENTES, TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS E DISCENTES

Prêmios Recebidos

 André Luiz Chaves Rodrigues, Adisson Giovanni Gomes Marinho e Raimundo Fagner Costa - 3º Lugar na V Olimpíada de Programação 2009, promovida pela ULBRA – Universidade Luterana do Brasil.

8 INFRA-ESTRUTURA
8.1 Biblioteca – A Faculdade não conta com biblioteca própria;
8.2 Equipamentos
Na graduação, são usados apenas 25 computadores compatíveis com IBM PC, instalados na Sala Teórico Prática. No campus II, (nova área onde está instalado o curso) ainda existe um laboratório de Informática que é usado nas atividades práticas do Curso, e este conta com 25 computadores compatíveis com IBM PC;

8.3 Espaço Físico.
o Coordenação (Administração)
Possui três compartimentos climatizados. Nela ficam: coordenador, técnico administrativo, bolsistas do setor administrativo e bolsistas de pesquisa e extensão dos projetos coordenados pelos professores da Faculdade bem como dos voluntários. Suas dimensões são: 66 m2.
o Salas de aula (Ensino)
O Colegiado de Bacharelado de Sistema de Informação possui uma sala de aula climatizada, com trinta e cinco carteiras de acochoadas, mesa para professor, um quadro magnético.
o Laboratórios:
 Salas de Aula Teórico Prática
São destinadas a atender a comunidade discente. Estas sala possui 25 computadores e são utilizadas na formação acadêmica dos alunos do Curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Sua dimensão: 72 m2
 Laboratório do Campus 2
No mesmo local onde se encontra a faculdade de Sistemas de Informação, além do laboratório do curso, neste espaço também há outro laboratório aberto à outras faculdades e também a alunos do Faculdade. Este laboratório conta com 25 computadores. Sua dimensão: 72 m2