Apresentação
O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação tem a informação como atividade fim e, por isso, visa a formação de recursos humanos para o desenvolvimento de sistemas de informação para as diferentes áreas do conhecimento humano, de modo a atender às demandas da sociedade, utilizando as modernas tecnologias de informação aplicadas às áreas administrativas, científicas e industriais em organizações públicas e privadas.
Este relatório aborda os aspectos relativos aos fatos relevantes decorridos no período acadêmico de 2007. Inicialmente, salienta-se que a Faculdade de Sistemas de Informação é responsável pelo andamento de três cursos: Sistemas de Informação (Santarém), Tecnologia em Processamento de Dados (Santarém) e Tecnologia em Processamento de Dados (Itaituba).
Caracterização da Unidade
1.1 – Identificação da Unidade — Faculdade de Sistemas de Informação / FSI;
1.2 – Ato de criação
Faculdade criada a partir da aprovação do Regimento do Campus Universitário de Santarém;
A Resolução 3394, de 29 de março de 2006, aprova o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação no Campus de Santarém, com vagas oriundas do antigo curso de Tecnologia em Processamento de Dados.
1.3 – Organograma — A faculdade não conta com divisões, seções, etc.;
1.4 – Dirigentes da Unidade – Portaria 057/07 SEC. EXE
Diretor – Cássio David Borralho Pinheiro
Vice-Diretora – Socorro Vânia Lourenço Alves
Mandato: 14/05/2007 a 14/05/2009
Administração Geral
Organização e Funcionamento.
A Faculdade de Sistemas de Informação, particularmente, o quadro administrativo (listados nos itens 3.3 e 3.4), tem atuado no sentido de promover de forma efetiva a organização acadêmica e o funcionamento dos três cursos sob sua coordenação e a capacitação de recurso humano.
Recursos Humanos.
Quanto a capacitação do quadro docente observa-se que os professores Dean James Azevedo Silva e Guilherme Augusto Barros Conde, estão cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, PPEGG-UFPA. Esse fato reflete o compromisso do colegiado com capacitação dos seus professores. Como conseqüência positiva dessa capacitação está o fato de que o Curso, nesse momento, apresenta como titulação mínima do seu corpo docente efetivo o Mestrado, com apenas dois de seus professores. Em geral, o grande problema encontrado pelo colegiado atualmente é a falta de professores para lidar de forma efetiva com três cursos, sendo um deles remoto. Salientam-se nesse contexto, que foram alocadas vagas para professores efetivos e substitutos; porém, é difícil o preenchimento destas vagas, onde fatos como as desistências de candidatos aprovados em concurso fizeram com que o Colegiado perdesse vagas. O curso de Sistemas de Informação possui cinco turmas nos turnos: matutino, vespertino e noturno; sendo que duas são no período noturno, duas pela tarde e uma pela manha. O grande problema atualmente causado pela falta de professores é o acúmulo de disciplinas pendentes para turmas dos cursos.
Corpo Docente
O recurso humano que compõe o quadro docente da Faculdade é composto por:
Efetivos (Todos em DE)
o Prof. Dra. Angela Vilhena Dias, categoria Adjunto.
o Prof. Msc. Cássio David Borralho Pinheiro, categoria Assistente.
o Prof. Msc. Dean James Azevedo da Silva, categoria Assistente.
§ Afastado para o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-UFPA).
o Prof. Dr. Glaucio Haroldo Silva de Carvalho, categoria Adjunto.
o Prof. Msc. Guilherme Augusto Barros Condes, categoria Assistente.
§ Afastado para o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-UFPA). Portaria no 1720/06.
o Prof. Msc. Socorro Vânia Lourenço Alves, categoria Assistente.
Substitutos (Todos em 40 horas)
o Prof. Efren Lopes de Souza, categoria Auxiliar.
o Profa. Vanderlúcia Silva e Souza, categoria Auxiliar.
o Profa. Josiane Lima de Oliveira, categoria Auxiliar.
Corpo Técnico-Administrativo
Técnico Administrativo
o Sr. Cláudio Fernando Bentes dos Santos, carreira Administrador, classe E, nível 411.
Bolsistas
o Gabrielle Sá dos Anjos, matrícula 0308502208.
o Isis Rivane Batista Costa, matrícula 0510001808.
O técnico administrativo Cláudio Fernando Bentes dos Santos vem participando como Tutor e Coordenador no Curso de Bacharelado em Administração à Distância, que compreende um convênio entre UFPA, Banco do Brasil e a Secretaria de Educação a Distância.
Atividades Acadêmicas
Ensino de Graduação, de 1º e 2 º Graus e Cursos Livres
*Sistemas de Informação
O curso de Sistemas de Informação possui cinco turmas nos turnos: matutino, vespertino e noturno; sendo que duas são no período noturno, duas pela tarde e uma pela manha. O grande problema atualmente causado pela falta de professores é o acúmulo de disciplinas pendentes para turmas dos cursos. O curso tem como sua primeira turma aquela composta de alunos aprovados no vestibular para o curso de TPD que resolveram migrar para o curso de BSI.
Alunos
O curso de BSI possui cinco turmas com as seguintes características
· 2003 - 31 alunos / Noturno / Bacharelado / 24 do sexo masculino e 7 do feminino.
· 2004 - 25 alunos / Vespertino / Bacharelado / 17 do sexo masculino e 8 do feminino.
· 2005 - 26 alunos / Matutino / Bacharelado / 19 do sexo masculino e 7 do feminino.
· 2006 - 31 alunos / Noturno / Bacharelado / 21 do sexo masculino e 10 do feminino.
· 2007 – 30 alunos / Vespertino / Bacharelado / 22 do sexo masculino e 8 do feminino.
Bolsistas
· Bolsistas de Iniciação Científica: 11 (PROINT e PARD)
· Bolsa de Estágio: 2 (Assessoria de Informática)
· Bolsa de Extensão: 1 (Telecentro do Empreendedor)
· Bolsas de Trabalho: 2 (administração)
Outros
· Estágio não Remunerado: 12
* Tecnologia em Processamento de Dados (TPD - Santarém)
Este curso está em fase de extinção na UFPA-Santarém. Como a resolução liberada, o prazo para o término é estipulado foi de oito semestres a partir da entrada da primeira turma (2004), ou seja, até o segundo semestre de 2007. Em geral, há um conjunto de alunos remanescentes que estão se formando (fim deste ano acadêmico). Outros foram apontados pelo DERCA para serem jubilados, e alguns em situação irregular, como por exemplo: alunos que não assinaram o termo de migração de TPD para BSI; porém, que estão cursando as disciplinas de BSI e não de TPD. Uma vez que a resolução está pronta, está sendo providenciada, frente às esferas superiores da UFPA (DERCA-PROEG-SEGE), uma forma de regularizar esses alunos.
Alunos
O curso de TPD possui não possui uma turma única haja vista que existem alunos de vários anos diferentes que ainda não colaram grau. Em geral o que há está distribuído em:
22 alunos / Tecnólogo / 14 do sexo masculino e 8 do feminino.
* Tecnologia em Processamento de Dados (TPD - Itaituba)
Há apenas uma turma desse curso em Itaituba. Embora o colegiado tenha se empenhado para atender de forma igualitária os três cursos regularmente, é inevitável pelo fato deste curso ser remoto que o mesmo seja o menos favorecido entre os três. Assim, há um descontentamento por parte de alguns alunos desse curso em Itaituba. Uma reclamação constante dos discentes é o fato do curso ser regular e não estar sendo tratado como tal. Isso acontece, pois o colegiado não possui um professor especifico lotado em Itaituba para o ministério das disciplinas. Ressalta-se nesse sentido que o único professor lotado neste campo retornou para Santarém devido as constantes reclamações dos alunos de Itaituba. Como solução para esse problema, o colegiado decidiu enviar professores (efetivos e substitutos) para ministrar disciplinas em Itaituba em caráter intensivo. É importante salientar que vários problemas (alguns constrangedores) norteiam a estada de qualquer professor em Itaituba durante o período de sua disciplina, e isso não foi diferente com os professores da FSI. Assim, devido a toda essa dificuldade; que também é agravada pela falta de professores e pelo fato da FSI está buscando sua consolidação no Oeste do Pará dentro do Campus de Santarém, a Faculdade decidiu não mais se responsabilizar pela abertura e gerência acadêmica de qualquer curso em Itaituba após a formação da turma corrente.
Alunos
O curso de TPD possui uma única turma com a seguinte característica
2004 - 26 alunos / Tecnólogo / 13 do sexo masculino e 13 do feminino.
Ensino de Pós-Graduação
O prof. Dr. Gláucio Haroldo Silva de Carvalho é credenciado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica PPGEE-UFPA. Nesse sentido, suas atividades atentam para o aumento da sinergia entre o Campus de Santarém e da Capital no que tange a geração de competência e a continuidade do egresso do curso de BSI em programas de Pós; assim como de toda demanda local. Suas atividades no período solicitado por esse relatório são:
Participação em Banca
· Participação em banca de Alexandre Rosário Oliveira de Freitas. Modelo de Canal de Propagação para o Planejamento de Redes Móveis em Ambientes Densamente Arborizados. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará. Banca composta pelos professores Gervásio P. dos Santos Cavalcante; Evaldo Gonçalves Pelaes; Hermínio Gomes e Glaucio H.S.de Carvalho
Co-Orientação de Mestrado finalizada
· Alexandre R.O. de Freitas. Modelo de Canal de Propagação para o Planejamento de Redes Móveis em Ambientes Densamente Arborizados. Orientador: Prof. Dr. Gervásio Protásio Cavalcante. Universidade Federal do Pará.
Co-Orientação de Doutorado em andamento
· Regiane Yumiko da Silva Kawasaki. Par_QoS: Uma Estratégia para Provimento de Computação Paralela em Ambientes Distribuídos de Propósito Geral. Orientador: Prof. Dr. Luis A. H. G. de Oliveira. Universidade Federal do Pará.
Pesquisa
As atividades de pesquisa desse colegiado estão vinculadas aos seguintes projetos:
· Modelagem de Redes Móveis Sem Fio: geração de modelos computacionais para a avaliação de desempenho de redes 4G. Programa de Auxílio do Docente Recém- Doutor - PARD/UFPA, 2006-2007.
o Coordenador: Prof. Dr. Glaucio Haroldo Silva de Carvalho
o Órgão Financiador: UFPA
o Áreas de Conhecimento: Modelagem analítica, Telecomunicações, Redes sem Fio.
o Bolsistas:
§ Rodrigo Sousa da Cruz
§ Bruno Almeida da Silva
· Suporte às disciplinais na área de rede de comunicação e análise de desempenho através da geração materiais didáticos usando softwares livres. Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão PROINT-UFPA, 2006-2007.
o Coordenador: Prof. Dr. Glaucio Haroldo Silva de Carvalho
o Vice-Coordenador: Prof. Msc. Cássio David Borralho Pinheiro
o Órgão Financiador: UFPA
o Áreas de Conhecimento: Modelagem analítica e simulação, Telecomunicações, Redes de Computadores.
o Bolsistas:
§ Willians Sousa dos Reis.
§ Rafael Brelaz Sampaio.
§ Roberto Pereira do Nascimento.
§ Rosinei de Sousa Oliveira.
· Algoritmos em Java para Mineração de Dados e Visão Computacional, PROINT 2006- 2007
o Coordenador: Profa. Dra. Ângela Vilhena Dias.
o Vice-Coordenador: Profa. Msc. Socorro Vânia Lourenço Alves
o Órgão Financiador: UFPA
o Áreas de Conhecimento: Mineração de dados, visão computacional
o Bolsistas:
§ Julimar Rian Siqueira da Rocha
§ Luciano Parintins Viana
§ Brawlio Ricardo da Costa Tavares
· Movimento e Deformação em Imagens Cardíacas, Programa de Apoio ao Docente Recém-Doutor - PARD/UFPA, 2006-2007.
o Coordenador: Profa. Dra. Ângela Vilhena Dias.
o Órgão Financiador: UFPA
o Áreas de Conhecimento: Imagens médicas
o Bolsistas:
§ Rodolfo Wanderson Lima Coutinho
§ Wendeson Da Silva Oliveira
Além das atividades já citadas, a Faculdade vem ainda atuando em parceria com outras Faculdades da UFPA. Essas parcerias são descritas a seguir.
Faculdade de Matemática
§ Projeto: Implantação do Laboratório de Treinamento em Sensoriamento Remoto (SR) no Campus de Santarém. A coordenação do projeto é de responsabilidade do Colegiado de Matemática.
o Objetivos: capacitar recursos humanos e pesquisar a modelagem, processamento e análise de Imagens.
o Professores: Prof. Msc. Cássio D. Borralho Pinheiro e a Profa. Dr. Ângela Vilhena Dias.
Faculdade de Biologia
o Grupo de pesquisa Dinâmica de Ecossistemas florestais e aquáticos do Baixo Amazonas.
o Professor: Dra. Profa. Ângela Vilhena Dias
Departamento de Engenharia Elétrica e da Computação
o Projeto: Desenvolvimento de modelos para caracterização do enlace de assinante da rede telefônica. A coordenação do projeto é de responsabilidade do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da UFPA
o Professor: Dr. Glaucio Haroldo Silva de Carvalho
Outras Parcerias
· Desenvolvimento de modelos para caracterização do enlace do assinante. Financiamento da Ericsson do Brasil Comércio e Indústria S/A. Parceria com a Engenharia Elétrica e da Computação DEEC-UFPA.
· Planejamento e Avaliação de Desempenho de Tecnologias de Acesso Visando à Inclusão Digital: Abordagens Baseadas em Modelagem e Aferição - Programa nacional de cooperação acadêmica - PROCAD-CAPES (http://www.lprad.ufpa.br/procad/site/index.html): Parceria com a Engenharia Elétrica e da Computação DEEC-UFPA e LAC/INPE em São José dos Campos.
· Implantação de infra-estrutura para fomentar a formação, consolidação e integração de grupos de pesquisa do Campus de Santarém com vistas à formação do Núcleo de Estudos Sócio-Ambientais do Oeste do Pará (NESAPA): Projeto local em parceria com diversos colegiados da UFPA-Csa. Atividade visando à modelagem com cunho em desempenho de redes de computadores e a implantação de um Laboratório de Computação Aplicada.
Extensão
As atividades de extensão desse colegiado estão vinculadas aos Projetos: Telecentro de Apoio à inclusão Digital, Social, Capacitação e empreendedorismo. Este projeto corresponde a uma parceria entre a Faculdade e a Prefeitura Municipal de Santarém e tem como responsável o Prof. Msc. Cássio David Borralho Pinheiro. O projeto visa capacitação da sociedade em cursos de microinformática. O projeto conta com a participação de alunos voluntários do Curso.
Curso de Linux Básico para Professores de Rede Pública. Este projeto é uma parceria entre o curso de BSI e a 5ª Unidade Regional, e tem como responsável o Técnico Wellington de Araújo Gabler. O curso atendeu uma clientela de 63 professores.
● Bolsas de Extensão: 2.
Programas e Projetos Especiais
A faculdade não participa de nenhum programa ou projeto especial.
Produção Intelectual
Confrontando a carga de atividades acadêmicas na graduação com a produção apresentada pelo quadro docente, observa-se que esta Produção Intelectual é totalmente compatível com o Índice de Qualificação do Corpo Docente, com o número de docentes vinculados a Programas de Pós-Graduação e a grupos de pesquisa e/ou extensão, etc. A seguir é apresentada uma parte da lista da Produção.
· ALVES, S. V. L. ; ALVES, E. C. M. ; GOMES, Alex Sandro . Ampliando o Suporte à Percepção Social em Groupware Síncronos de Aprendizagem. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007, São Paulo. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007.
· ALVES, S. V. L. ; ALVES, Enoque Calvino Melo ; Rocha, J. R . MECANISMOS DE PERCEPÇÃO EM GROUPWARE EDUCACIONAIS. In: IV Semana de Informática, II de Geotecnologias e I Escola de Software Livre, 2007, Santarém/PA. Anais da IV Semana de Informática, II de Geotecnologias e I Escola de Software Livre, 2007.
· Glaucio H. S. Carvalho, Victor S. Martins; Carlos R.L Francês, João Crisóstomo Weyl A. Costa, Solon Venâncio de Carvalho. Performance analysis of multi-service wireless network: An approach integrating CAC, scheduling, and buffer management. Computers & Electrical Engineering, 2007, disponível em: http://www.sciencedirect.com/science.
· Lamartine V. Souza; Glaucio H. S.Carvalho; Diego L. Cardoso; Carlos R.L Francês, João Crisóstomo Weyl A. Costa, Solon Venâncio de Carvalho; Riu, J. R. i . MDP-based resource allocation for triple-play transmission on xDSL Systems. Proceedings of SPIE, v. 6776, p. 67760 F, 2007.
· Glaucio H. S. Carvalho, Rodrigo R. Souza; Carlos R.L Francês, João Crisóstomo Weyl A. Costa, Solon Venâncio de Carvalho. Controle de Admissão de Chamadas em Redes Sem Fio Multi-Serviço com Prioridade Preemptiva. Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT2007 ), 2007, Recife. Anais do SBrT2007, 2007.
Prêmios, Distinções, Títulos e Honrarias concedidos a docentes, técnico-administrativos e discentes
Prêmios Recebidos
2º Lugar no Concurso de Dissertações 2007, promovido pelo SBIE – Simpósio Brasileira de Informática na Educação. Título do trabalho Premiado: “Suporte à Percepção em Groupware Síncronos de Aprendizagem”.
Infra-Estrutura
Biblioteca – A Faculdade não conta com biblioteca prória;
Equipamentos - Na graduação, são usados apenas 17 computadores compatíveis com IBM PC, instalados na Sala Teórico Prática. No campus de Santarém ainda existe um laboratório de Informática que é usado nas atividades práticas do Curso, e este conta com 16 computadores compatíveis com IBM PC;
Espaço Físico:
Coordenação (Administração)
Possui dois compartimentos climatizados. Nela ficam: coordenador, técnico administrativo e bolsistas. Suas dimensões são: 5,9 x 3,8 m2.
Salas de aula (Ensino)
O Colegiado de Bacharelado de Sistema de Informação possui duas salas de aulas climatizadas, sendo que cada uma possui trinta e cinco carteiras de madeiras, mesa para professor, um quadro magnético, ventiladores.
Laboratórios:
Sala de Aula Teórico Prática
É destinada a atender a comunidade discente. Esta sala possui 17 computadores e é utilizada na formação acadêmica dos alunos do Curso de Bacharel em Sistemas de Informação.
Sala dos Servidores
Funciona como o laboratório dos bolsistas de pesquisa e extensão dos projetos coordenados pelos professores da Faculdade bem como dos voluntários. A sala é totalmente climatiza e possui computadores com acesso à Internet para que os discentes possam executar suas tarefas.
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Relatório Anual da FSI - 2007
Postado por Programa de Sistemas de Informação às 3:58 PM