RELATÓRIO ANUAL DA UNIDADE – FACULDADE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
1 APRESENTAÇÃO
A banalização das tecnologias da informação e sua penetração explosiva nos mais variados setores da atividade econômica e social colocaram a Universidade brasileira perante a responsabilidade de produzir, em quantidade e qualidade, os profissionais de informática que as organizações necessitam.
A Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Santarém, responde a esse desafio, através da oferta de um curso superior na área de Sistema de Informação que define um perfil profissional com capacidade de intervenção e com habilidades especialmente direcionadas para a aplicação da informática nas organizações; sendo, por esse motivo, um profissional conhecedor não apenas da especialidade de Informática, mas também, das múltiplas facetas do funcionamento de uma organização, da sua dinâmica interna e suas relações com o exterior, para as quais terá de propor soluções.
No contexto de uma formação superior no campo da Informática e de seus processos de geração e automação do conhecimento, há que se considerar também, a importância de currículos e diretrizes institucionais que possam, efetivamente, preparar pessoas críticas, ativas e cada vez mais conscientes dos seus papéis sociais e da sua contribuição no avanço científico e tecnológico do país.
O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação tem a informação como atividade fim e, por isso, visa a formação de recursos humanos para o desenvolvimento de sistemas de informação para as diferentes áreas do conhecimento humano, de modo a atender às demandas da sociedade, utilizando as modernas tecnologias de informação aplicadas às áreas administrativas, científicas e industriais em organizações públicas e privadas.
Este relatório aborda os aspectos relativos aos fatos relevantes decorridos no período acadêmico de 2008. Inicialmente, salienta-se que a Faculdade de Sistemas de Informação é responsável pelo andamento de três cursos: Sistemas de Informação (Santarém), Tecnologia em Processamento de Dados (Santarém) e Tecnologia em Processamento de Dados (Itaituba).
2 CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE
2.1 – Identificação da Unidade — Faculdade de Sistemas de Informação / FSI;
2.2 – Ato de criação
Faculdade criada a partir da aprovação do Regimento do Campus Universitário de Santarém;
A Resolução 3394, de 29 de março de 2006, aprova o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação no Campus de Santarém, com vagas oriundas do antigo curso de Tecnologia em Processamento de Dados.
2.3 – Organograma — A faculdade não conta com divisões, seções, etc.;
2.4 – Dirigentes da Unidade – Portaria 0427/2008
Diretor – Cássio David Borralho Pinheiro
Vice-Diretora – Socorro Vânia Lourenço Alves
Mandato: a partir de 01 de fevereiro de 2008 até 30 de dezembro de 2009
3 ADMINISTRAÇÃO GERAL
3.1 – Organização e Funcionamento
A Faculdade de Sistemas de Informação, particularmente, o quadro administrativo (listados nos itens 3.3 e 3.4), tem atuado no sentido de promover de forma efetiva a organização acadêmica e o funcionamento dos três cursos sob sua coordenação e a capacitação de recurso humano.
3.2 – Recursos Humanos
Quanto a capacitação do quadro docente observa-se que os professores Dean James Azevedo Silva e Guilherme Augusto Barros Conde, estão cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, PPEGG-UFPA. Esse fato reflete o compromisso do colegiado com capacitação dos seus professores. Como conseqüência positiva dessa capacitação está o fato de que o Curso, nesse momento, apresenta como titulação mínima do seu corpo docente efetivo o Mestrado, com apenas dois de seus professores.
Quanto ao quadro docente, verifica-se que, em detrimento aos dados apresentados nos Planos Acadêmicos dos quatro semestres anteriores, que apontam para uma necessidade emergente que ampliação do quadro docente, nenhuma vaga foi disponibilizada para o Curso. Ressalta-se que vagas foram disponibilizadas a outros cursos, principalmente para a licenciatura. Entende-se esta necessidade, entretanto, os cursos de bacharelado simplesmente não podem ser esquecidos.
Como mencionado anteriormente, o Colegiado do Curso é responsável por três cursos: Sistemas de Informação (Santarém), Tecnologia em Processamento de Dados (Santarém) e Tecnologia em Processamento de Dados (Itaituba). Nesse sentido, as colocações abaixo serão discriminadas por curso.
Em geral, o grande problema encontrado pelo colegiado atualmente é a falta de professores para lidar de forma efetiva com três cursos, sendo um deles remoto. Salientam-se nesse contexto, que foram alocadas vagas para professores efetivos e substitutos; porém, é difícil o preenchimento destas vagas, onde fatos como as desistências de candidatos aprovados em concurso fizeram com que o Colegiado perdesse vagas.
O curso de Sistemas de Informação possui seis turmas nos turnos: matutino, vespertino e noturno; sendo que duas são no período noturno, duas pela tarde e duas pela manha. O grande problema atualmente causado pela falta de professores é o acúmulo de disciplinas pendentes para turmas dos cursos.
3.3 – Corpo Docente
O recurso humano que compõe o quadro docente da Faculdade é composto por:
• Efetivos (Todos em DE)
o Prof. Dra. Angela Vilhena Dias, categoria Adjunto.
o Prof. Msc. Cássio David Borralho Pinheiro, categoria Assistente.
o Prof. Msc. Dean James Azevedo da Silva, categoria Assistente.
Afastado para o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-UFPA).
o Prof. Msc. Guilherme Augusto Barros Condes, categoria Assistente.
Afastado para o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-UFPA). Portaria no 1720/06.
o Prof. Msc. Socorro Vânia Lourenço Alves, categoria Assistente.
• Substitutos (Todos em 40 horas)
o Prof. Enoque Calvino Melo Alves, categoria Auxiliar.
o Profa. Vanderlúcia Silva e Souza, categoria Auxiliar.
o Profa. Caroline Peixoto Pilletti, categoria Auxiliar
o Profa. Paula Cristina Figueira Cardoso, categoria Auxiliar
o Prof. Dufray Antônio Linhares dos Santos, categoria Auxiliar.
3.4 – Corpo Técnico-Administrativo
• Técnico Administrativo
o Sr. Giulio Wagner Volante, carreira Assistente em Administração, classe D , nível II.
• Bolsistas
o Emanuella Rebelo Camargo, matrícula 06057001808.
o Suzane Pinto Silva, matrícula 07017004008
o Adriana Carvalho Nascimento, matrícula 07057000108
4 ATIVIDADES ACADÊMICAS
4.1 – Ensino de Graduação, de 1º e 2 º Graus e Cursos Livres;
Como mencionado anteriormente, a FSI é responsável por três cursos: Sistemas de Informação (Santarém), Tecnologia em Processamento de Dados (Santarém) e Tecnologia em Processamento de Dados (Itaituba). Nesse sentido, as colocações abaixo serão discriminadas por curso.
Em geral, o grande problema encontrado pelo colegiado atualmente é a falta de professores para lidar de forma efetiva com três cursos, sendo um deles remoto. Salienta-se nesse contexto, que foram alocadas duas vagas para professores substitutos e uma vaga para professor efetivo nesse ano acadêmico; porém, a Faculdade ainda tem problemas com a alocação das disciplinas, Fazendo com que alguns professores estejam sobrecarregados.
Observa-se ainda que os dados a seguir foram, na sua maior parte, oriundos dos cadastros efetuados de forma manual, dados obtidos do último relatório e pelo novo sistema SIE.
Sistemas de Informação
O curso de Sistemas de Informação possui sete turmas nos turnos: matutino, vespertino e noturno; sendo que três são no período noturno, duas pela tarde e duas pela manhã. O grande problema atualmente causado pela falta de professores é o acúmulo de disciplinas pendentes para turmas dos cursos.
O curso de Sistema de informações tem como sua primeira turma aquela composta de alunos aprovados no vestibular para o curso de TPD que resolveram migrar para o curso de BSI. Desta turma ainda temos alguns alunos a se formar no período de outras turmas do curso.
Alunos
O curso de BSI possui sete turmas com as seguintes características:
• 2003 - 27 alunos / Noturno / Bacharelado / 21 do sexo masculino e 6 do feminino.
• 2004 - 25 alunos / Vespertino / Bacharelado / 17 do sexo masculino e 8 do feminino.
• 2005 - 26 alunos / Matutino / Bacharelado / 19 do sexo masculino e 7 do feminino.
• 2006 - 31 alunos / Noturno / Bacharelado / 21 do sexo masculino e 10 do feminino.
• 2007 – 30 alunos / Vespertino / Bacharelado / 22 do sexo masculino e 8 do feminino.
• 2008 – 30 alunos / Matutino / Bacharelado / 18 do sexo masculino e 12 do sexo feminino.
• 2009 - 31 alunos / Noturno / Bacharelado / 21 do sexo masculino e 10 do sexo feminino.
Bolsistas
• Bolsistas de Iniciação Científica: 13 (PROINT e PARD)
• Bolsas de Trabalho: 3 (Administração)
Outros
o Estágio não Remunerado: 10
Tecnologia em Processamento de Dados (TPD-Santarém)
Este curso está em fase de extinção na UFPA-Santarém. Com a resolução liberada, o prazo para o término estipulado foi de oito semestres a partir da entrada da primeira turma (2004), ou seja, até o segundo semestre de 2007.
Em geral, há alguns alunos remanescentes que estão se formando (fim deste ano acadêmico). Outros foram apontados pelo DERCA para serem jubilados, e alguns em situação irregular, como por exemplo: alunos que não assinaram o termo de migração de TPD para BSI; porém, que estão cursando as disciplinas de BSI e não de TPD. Uma vez que a resolução está pronta, está sendo providenciada, frente às esferas superiores da UFPA (DERCA-PROEG-SEGE), uma forma de regularizar esses alunos.
Alunos
O curso de TPD não possui uma turma única haja vista que existem alunos de vários anos diferentes que ainda não colaram grau. Em geral o que há está distribuído em:
o 27 alunos / Tecnólogo / 21 do sexo masculino e 6 do feminino.
Tecnologia em Processamento de Dados (TPD-Itaituba)
Há apenas uma turma desse curso em Itaituba. Embora o colegiado tenha se empenhado para atender de forma igualitária os três cursos regularmente, é inevitável pelo fato deste curso ser remoto que o mesmo seja o menos favorecido entre os três. Assim, há um descontentamento por parte de alguns alunos desse curso em Itaituba.
Uma reclamação constante dos discentes é o fato do curso ser regular e não estar sendo tratado como tal. Isso acontece, pois o colegiado não possui um professor especifico lotado em Itaituba para o ministério das disciplinas. Ressalta-se nesse sentido que o único professor lotado neste campo retornou para Santarém devido as constantes reclamações dos alunos de Itaituba. Como solução para esse problema, o colegiado decidiu enviar professores (efetivos e substitutos) para ministrar disciplinas em Itaituba em caráter intensivo.
É importante salientar que vários problemas (alguns constrangedores) norteiam a estada de qualquer professor em Itaituba durante o período de sua disciplina, e isso não foi diferente com os professores da FSI. Assim, devido a toda essa dificuldade; que também é agravada pela falta de professores e pelo fato da FSI está buscando sua consolidação no Oeste do Pará dentro do Campus de Santarém, a Faculdade decidiu não mais se responsabilizar pela abertura e gerência acadêmica de qualquer curso em Itaituba após a formação da turma corrente.
Alunos
O curso de TPD possui uma única turma com a seguinte característica
o 2004 - 26 alunos / Tecnólogo / 13 do sexo masculino e 13 do feminino.
Do total de 26 alunos do curso de TPD-Itaituba apenas 21 se formaram este ano.
4.2 – Ensino de Pós-Graduação
A Resolução 3663, de 05 de março de 2008, aprova o Curso de Especialização em Informática na Educação no Campus de Santarém, com carga horária de 390 (trezentas e noventa) horas. O curso é realizado no período de 30 de junho de 2008 à 25 de julho de 2009 com 40 vagas ofertadas.
O curso de Especialização em Informática da Educação destina-se a profissionais de formações diversas, especialmente licenciados ou bacharéis interessados na área de Informática na Educação. Os perfis esperados são: professores de escolas públicas e particulares que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a utilização da tecnologia com fins didático-pedagógicos, profissionais da área de Informática, profissionais que tenham assumido ou possuam perspectivas de assumir cargos relacionados à aplicação da tecnologia no campo educacional. Serão estimulados a participar de eventos científicos na área da Informática na Educação e apresentar trabalhos nos mesmos. O curso adotará ainda como requisito de aprovação final a apresentação e publicação de um trabalho em evento científico como forma de aproximar os estudantes do mundo da produção acadêmica. É promovida pela coordenação do curso a socialização das produções realizadas no curso, na disciplina Seminário de Monografia, a qual deverá contar com a participação de toda a comunidade universitária. Além disso, o aluno será incentivado à participação de pesquisas voltadas à solução de problemas na área educacional.
4.3 – Pesquisa
As atividades de pesquisa desse colegiado estão vinculadas aos seguintes projetos:
4.3.1 Desenvolvimento de Arcabouços para o Suporte às Atividades Acadêmicas em Sistemas de Informação
Com objetivo de solidificar o aprendizado em áreas específicas, aprimorar a interdisciplinaridade no ensino e aprendizado através da criação de arcabouços para o suporte as atividades acadêmicas, bem como, sua divulgação na através da criação de um Portal (WebSite da UFPA) na Internet. Estes arcabouços estarão voltados para o conhecimento e evolução das principais atividades curriculares do Curso. Ressalta-se que, para estas atividades, a equipe de desenvolvimento será a responsável em desenvolver ferramentas e compilar o material de apoio para as principais atividades.
o Arcabouço de Sistemas de Computação e Ensino de Programação: Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão PROINT-UFPA, 2008-2009.
o Coordenador: Prof. Cássio D. B. Pinheiro
o Órgão Financiador: UFPA
o Áreas de Conhecimento: Modelagem analítica, Telecomunicações, Redes sem Fio, Programação, Laboratório de Programação, Estruturas de Dados I, Redes, Gerência de Redes, e Banco de Dados I e II; tendo como base formadora de idéias as disciplinas de Lógica Aplicada a Computação, Paradigmas de Linguagens e Interação Usuários-Máquina.
o Bolsistas:
Jonnes Derick Silva Brito
Igor Bruno Santos Pereira
Fabiano Paulo Nhoatto
o Arcabouço de Engenharia de Software. Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão PROINT-UFPA, 2008-2009.
o Coordenador: Profª. MsC. Socorro Vânia Lourenço Alves
o Vice-Coordenador: Prof. Msc. Cássio David Borralho Pinheiro
o Órgão Financiador: UFPA
o Áreas de Conhecimento: Modelagem analítica e simulação, Telecomunicações, Redes de Computadores, programação, laboratório de programação, Análise e Projeto de Sistemas, Gerência de projetos de software e Sistemas de Informações Regionais.
o Bolsistas:
Antônio Fabrício Guimarães de Sousa
Ana Claudine Siqueira Corrêa
Adelson Menezes Portela
Romário Roberto de Pádua Andrade
o Arcabouço de Visão Computacional, Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão PROINT 2008- 2009
o Coordenador: Profa. Dra. Ângela Vilhena Dias.
o Órgão Financiador: UFPA
o Áreas de Conhecimento: Programação, Laboratório de Programação, Estruturas de Dados I e II, Interface Usuário-Máquina, Paradigmas de Linguagens de Programação, Computação Gráfica e Tópicos Especiais em Computação Gráfica e Processamento de Imagens
o Bolsistas:
Jander Luiz Mota da Silva
Victor Hugo Torres de Almeida
Raimundo Fagner Costa
o Portal de Apoio as Atividades Curriculares, Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão PROINT 2008- 2009
o Coordenador: Prof. Msc. Cássio David Borralho Pinheiro.
o Órgão Financiador: UFPA
o Áreas de Conhecimento: Análise e Desenvolvimento de Software
o Bolsistas:
Adriana Lopes da Silva
Gabriele Miranda Sena
4.3.2 Tracking de Superfícies em Seqüências de Imagens Dinâmicas. CNPQ 2008/2009
Descrição: Desenvolvimento de um algoritmo para estimar o movimento de superfícies em diferentes modalidades de imagens 3D.
o Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Angela Vilhena Dias
o Orgão Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
o Áreas de Conhecimento: Programação, Laboratório de Programação, Estruturas de Dados I e II, Interface Usuário-Máquina, Paradigmas de Linguagens de Programação, Computação Gráfica e Tópicos Especiais em Computação Gráfica e Processamento de Imagens
o Bolsistas:
Gabriela Mendes Correa de Miranda
o Voluntário
Luciano Parintins Viana
4.3.3 Análise de Imagens Médicas em Dispositivos Móveis
o Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Angela Vilhena Dias
o Situação: em andamento
o Área: Pesquisa
o Bolsistas
Jander Luiz Mota da Silva
Victor Hugo Torres de Almeida
Raimundo Fagner Costa
o Voluntária
Adriana Carvalho Nascimento
4.4 – Extensão
As atividades de extensão desse colegiado estão vinculadas a Empresa Júnior de Manutenção e Programação – EJUMP, da UFPA, que realizou neste ano o primeiro evento denominado I Fórum Amazônico de Software Livre (FASOL), com a participação dos acadêmicos do curso de Sistemas de Infomação e sob orientação do professor Cássio David Borralho Pinheiro. Este evento contou com o apoio de diversos colaboradores que apoiaram o projeto que tem como objetivo, traçar um panorama político sobre a adoção do software livre bem como provocar a discussão sobre como o software livre pode contribuir para o desenvolvimento tecnológico e social na região.
No evento houve palestras, mini-cursos, install fast, etc que contribuiram para maior conhecimento dos participantes.
5 PROGRAMAS E PROJETOS ESPECIAIS
A faculdade não participa de nenhum programa ou projeto especial.
6 PRODUÇÃO INTELECTUAL
Confrontando a carga de atividades acadêmicas na graduação com a produção apresentada pelo quadro docente, observa-se que esta Produção Intelectual é totalmente compatível com o Índice de Qualificação do Corpo Docente, com o número de docentes vinculados a Programas de Pós-Graduação e a grupos de pesquisa e/ou extensão, etc. A seguir é apresentada uma parte da lista da Produção.
DIAS, A. V. ; FURUIE, Sergio Shiguemi . Motion Tracking in Cardiac Images: from 2D to 4D. In: Vedran Kordic; Aleksandar Lazinica (ed.); aceito para publicação. (Org.). Biomedical Imaging. Vienna: Austria, 2009, v. , p. -.
Ângela Vilhena Dias . Revisora para 2nd Intl. Multi-Conference on Engineering and Technological Innovation: IMETI 2009. 2009.
SPINOLA, Alexandre Waimer ; PILLETTI, C. P. . Introdução ao Moodle para Professores. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
7 PRÊMIOS, DISTINÇÕES, TÍTULOS E HONRARIAS CONCEDIDOS A DOCENTES, TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS E DISCENTES
Prêmios Recebidos
André Luiz Chaves Rodrigues, Adisson Giovanni Gomes Marinho e Raimundo Fagner Costa - 3º Lugar na V Olimpíada de Programação 2009, promovida pela ULBRA – Universidade Luterana do Brasil.
8 INFRA-ESTRUTURA
8.1 Biblioteca – A Faculdade não conta com biblioteca própria;
8.2 Equipamentos
Na graduação, são usados apenas 25 computadores compatíveis com IBM PC, instalados na Sala Teórico Prática. No campus II, (nova área onde está instalado o curso) ainda existe um laboratório de Informática que é usado nas atividades práticas do Curso, e este conta com 25 computadores compatíveis com IBM PC;
8.3 Espaço Físico.
o Coordenação (Administração)
Possui três compartimentos climatizados. Nela ficam: coordenador, técnico administrativo, bolsistas do setor administrativo e bolsistas de pesquisa e extensão dos projetos coordenados pelos professores da Faculdade bem como dos voluntários. Suas dimensões são: 66 m2.
o Salas de aula (Ensino)
O Colegiado de Bacharelado de Sistema de Informação possui uma sala de aula climatizada, com trinta e cinco carteiras de acochoadas, mesa para professor, um quadro magnético.
o Laboratórios:
Salas de Aula Teórico Prática
São destinadas a atender a comunidade discente. Estas sala possui 25 computadores e são utilizadas na formação acadêmica dos alunos do Curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Sua dimensão: 72 m2
Laboratório do Campus 2
No mesmo local onde se encontra a faculdade de Sistemas de Informação, além do laboratório do curso, neste espaço também há outro laboratório aberto à outras faculdades e também a alunos do Faculdade. Este laboratório conta com 25 computadores. Sua dimensão: 72 m2