terça-feira, 5 de maio de 2009

Relatório Anual da Unidade - 2008

relatório anual da unidade – faculdade de sistemas de informação

Apresentação
A banalização das tecnologias da informação e sua penetração explosiva nos mais variados setores da atividade econômica e social colocaram a Universidade brasileira perante a responsabilidade de produzir, em quantidade e qualidade, os profissionais de informática que as organizações necessitam.
A Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Santarém, responde a esse desafio, através da oferta de um curso superior na área de Sistema de Informação que define um perfil profissional com capacidade de intervenção e com habilidades especialmente direcionadas para a aplicação da informática nas organizações; sendo, por esse motivo, um profissional conhecedor não apenas da especialidade de Informática, mas também, das múltiplas facetas do funcionamento de uma organização, da sua dinâmica interna e suas relações com o exterior, para as quais terá de propor soluções.
No contexto de uma formação superior no campo da Informática e de seus processos de geração e automação do conhecimento, há que se considerar também, a importância de currículos e diretrizes institucionais que possam, efetivamente, preparar pessoas críticas, ativas e cada vez mais conscientes dos seus papéis sociais e da sua contribuição no avanço científico e tecnológico do país.
O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação tem a informação como atividade fim e, por isso, visa a formação de recursos humanos para o desenvolvimento de sistemas de informação para as diferentes áreas do conhecimento humano, de modo a atender às demandas da sociedade, utilizando as modernas tecnologias de informação aplicadas às áreas administrativas, científicas e industriais em organizações públicas e privadas.
Este relatório aborda os aspectos relativos aos fatos relevantes decorridos no período acadêmico de 2008. Inicialmente, salienta-se que a Faculdade de Sistemas de Informação é responsável pelo andamento de três cursos: Sistemas de Informação (Santarém), Tecnologia em Processamento de Dados (Santarém) e Tecnologia em Processamento de Dados (Itaituba).
Caracterização da Unidade
1.1– Identificação da Unidade — Faculdade de Sistemas de Informação / FSI;
1.2– Ato de criação
Faculdade criada a partir da aprovação do Regimento do Campus Universitário de Santarém;
A Resolução 3394, de 29 de março de 2006, aprova o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação no Campus de Santarém, com vagas oriundas do antigo curso de Tecnologia em Processamento de Dados.
1.3– Organograma — A faculdade não conta com divisões, seções, etc.;
1.4– Dirigentes da Unidade – Portaria 057/07 SEC. EXE
Diretor – Cássio David Borralho Pinheiro
Vice-Diretora – Socorro Vânia Lourenço Alves
Mandato: 14/05/2007 a 14/05/2009

Administração Geral
1.5– Organização e Funcionamento
A Faculdade de Sistemas de Informação, particularmente, o quadro administrativo (listados nos itens 3.3 e 3.4), tem atuado no sentido de promover de forma efetiva a organização acadêmica e o funcionamento dos três cursos sob sua coordenação e a capacitação de recurso humano.
1.6– Recursos Humanos
Quanto a capacitação do quadro docente observa-se que os professores Dean James Azevedo Silva e Guilherme Augusto Barros Conde, estão cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, PPEGG-UFPA. Esse fato reflete o compromisso do colegiado com capacitação dos seus professores. Como conseqüência positiva dessa capacitação está o fato de que o Curso, nesse momento, apresenta como titulação mínima do seu corpo docente efetivo o Mestrado, com apenas dois de seus professores.
Quanto ao quadro docente, verifica-se que, em detrimento aos dados apresentados nos Planos Acadêmicos dos quatro semestres anteriores, que apontam para uma necessidade emergente que ampliação do quadro docente, nenhuma vaga foi disponibilizada para o Curso. Ressalta-se que vagas foram disponibilizadas a outros cursos, principalmente para a licenciatura. Entende-se esta necessidade, entretanto, os cursos de bacharelado simplesmente não podem ser esquecidos.
Como mencionado anteriormente, o Colegiado do Curso é responsável por três cursos: Sistemas de Informação (Santarém), Tecnologia em Processamento de Dados (Santarém) e Tecnologia em Processamento de Dados (Itaituba). Nesse sentido, as colocações abaixo serão discriminadas por curso.
Em geral, o grande problema encontrado pelo colegiado atualmente é a falta de professores para lidar de forma efetiva com três cursos, sendo um deles remoto. Salientam-se nesse contexto, que foram alocadas vagas para professores efetivos e substitutos; porém, é difícil o preenchimento destas vagas, onde fatos como as desistências de candidatos aprovados em concurso fizeram com que o Colegiado perdesse vagas.
O curso de Sistemas de Informação possui seis turmas nos turnos: matutino, vespertino e noturno; sendo que duas são no período noturno, duas pela tarde e duas pela manha. O grande problema atualmente causado pela falta de professores é o acúmulo de disciplinas pendentes para turmas dos cursos.
1.7– Corpo Docente
O recurso humano que compõe o quadro docente da Faculdade é composto por:
Efetivos (Todos em DE)
Prof. Dra. Angela Vilhena Dias, categoria Adjunto.
Prof. Msc. Cássio David Borralho Pinheiro, categoria Assistente.
Prof. Msc. Dean James Azevedo da Silva, categoria Assistente.
Afastado para o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-UFPA).
Prof. Msc. Guilherme Augusto Barros Condes, categoria Assistente.
Afastado para o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-UFPA). Portaria no 1720/06.
Prof. Msc. Socorro Vânia Lourenço Alves, categoria Assistente.
Substitutos (Todos em 40 horas)
Prof. Enoque Calvino Melo Alves, categoria Auxiliar.
Profa. Vanderlúcia Silva e Souza, categoria Auxiliar.
Profa. Caroline Peixoto Pilletti, categoria Auxiliar
Profa. Paula Cristina Figueira Cardoso, categoria Auxiliar
Prof. Dufray Antônio Linhares dos Santos, categoria Auxiliar.
1.8– Corpo Técnico-Administrativo
Técnico Administrativo
Sr. Cláudio Fernando Bentes dos Santos, carreira Administrador, classe E, nível 411.
Bolsistas
Emanuella Rebelo Camargo, matrícula 06057001808.
Suzane Pinto Silva, matrícula, matrícula 07017004008
Adriana Carvalho Nascimento, matrícula 07057000108
O técnico administrativo Cláudio Fernando Bentes dos Santos vem participando como Tutor e Coordenador no Curso de Bacharelado em Administração à Distância, que compreende um convênio entre UFPA, Banco do Brasil e a Secretaria de Educação a Distância.

Atividades Acadêmicas
1.9– Ensino de Graduação, de 1º e 2 º Graus e Cursos Livres;
Como mencionado anteriormente, a FSI é responsável por três cursos: Sistemas de Informação (Santarém), Tecnologia em Processamento de Dados (Santarém) e Tecnologia em Processamento de Dados (Itaituba). Nesse sentido, as colocações abaixo serão discriminadas por curso.
Em geral, o grande problema encontrado pelo colegiado atualmente é a falta de professores para lidar de forma efetiva com três cursos, sendo um deles remoto. Salienta-se nesse contexto, que foram alocadas duas vagas para professores substitutos e uma vaga para professor efetivo nesse ano acadêmico; porém, a Faculdade ainda tem problemas com a alocação das disciplinas, Fazendo com que alguns professores estejam sobrecarregados.
Observa-se ainda que os dados a seguir foram, na sua maior parte, oriundos dos cadastros efetuados de forma manual, dados obtidos do último relatório e pelo novo sistema SIE.
Sistemas de Informação
O curso de Sistemas de Informação possui seis turmas nos turnos: matutino, vespertino e noturno; sendo que duas são no período noturno, duas pela tarde e duas pela manhã. O grande problema atualmente causado pela falta de professores é o acúmulo de disciplinas pendentes para turmas dos cursos.
O curso de Sistema de informações tem como sua primeira turma aquela composta de alunos aprovados no vestibular para o curso de TPD que resolveram migrar para o curso de BSI.
Alunos
O curso de BSI possui cinco turmas com as seguintes características:
2003 - 27 alunos / Noturno / Bacharelado / 21 do sexo masculino e 6 do feminino.
2004 - 25 alunos / Vespertino / Bacharelado / 17 do sexo masculino e 8 do feminino.
2005 - 26 alunos / Matutino / Bacharelado / 19 do sexo masculino e 7 do feminino.
2006 - 31 alunos / Noturno / Bacharelado / 21 do sexo masculino e 10 do feminino.
2007 – 30 alunos / Vespertino / Bacharelado / 22 do sexo masculino e 8 do feminino.
2008 – 30 alunos / Matutino / Bacharelado / 18 do sexo masculino e 12 do sexo feminino.
Bolsistas
Bolsistas de Iniciação Científica: 12 (PROINT e PARD)
Bolsa de Estágio: 2 (Assessoria de Informática)
Bolsa de Extensão: 3 (Telecentro do Empreendedor, Linux Básico para Professores da Rede Pública, Vivências e Integração do Homem do Campo com o Meio Ambiente: Uma Reflexão Escola & Comunidade
Bolsas de Trabalho: 3 (Administração)
Outros
Estágio não Remunerado: 19
Tecnologia em Processamento de Dados (TPD-Santarém)
Este curso está em fase de extinção na UFPA-Santarém. Com a resolução liberada, o prazo para o término estipulado foi de oito semestres a partir da entrada da primeira turma (2004), ou seja, até o segundo semestre de 2007.
Em geral, há alguns alunos remanescentes que estão se formando (fim deste ano acadêmico). Outros foram apontados pelo DERCA para serem jubilados, e alguns em situação irregular, como por exemplo: alunos que não assinaram o termo de migração de TPD para BSI; porém, que estão cursando as disciplinas de BSI e não de TPD. Uma vez que a resolução está pronta, está sendo providenciada, frente às esferas superiores da UFPA (DERCA-PROEG-SEGE), uma forma de regularizar esses alunos.
Alunos
O curso de TPD não possui uma turma única haja vista que existem alunos de vários anos diferentes que ainda não colaram grau. Em geral o que há está distribuído em:
27 alunos / Tecnólogo / 21 do sexo masculino e 6 do feminino.
Tecnologia em Processamento de Dados (TPD-Itaituba)
Há apenas uma turma desse curso em Itaituba. Embora o colegiado tenha se empenhado para atender de forma igualitária os três cursos regularmente, é inevitável pelo fato deste curso ser remoto que o mesmo seja o menos favorecido entre os três. Assim, há um descontentamento por parte de alguns alunos desse curso em Itaituba.
Uma reclamação constante dos discentes é o fato do curso ser regular e não estar sendo tratado como tal. Isso acontece, pois o colegiado não possui um professor especifico lotado em Itaituba para o ministério das disciplinas. Ressalta-se nesse sentido que o único professor lotado neste campo retornou para Santarém devido as constantes reclamações dos alunos de Itaituba. Como solução para esse problema, o colegiado decidiu enviar professores (efetivos e substitutos) para ministrar disciplinas em Itaituba em caráter intensivo.
É importante salientar que vários problemas (alguns constrangedores) norteiam a estada de qualquer professor em Itaituba durante o período de sua disciplina, e isso não foi diferente com os professores da FSI. Assim, devido a toda essa dificuldade; que também é agravada pela falta de professores e pelo fato da FSI está buscando sua consolidação no Oeste do Pará dentro do Campus de Santarém, a Faculdade decidiu não mais se responsabilizar pela abertura e gerência acadêmica de qualquer curso em Itaituba após a formação da turma corrente.
Alunos
O curso de TPD possui uma única turma com a seguinte característica
2004 - 26 alunos / Tecnólogo / 13 do sexo masculino e 13 do feminino.
1.10– Ensino de Pós-Graduação

A Resolução 3663, de 05 de março de 2008, aprova o Curso de Especialização em Informática na Educação no Campus de Santarém, com carga horária de 390 (trezentas e noventa) horas. O curso é realizado no período de 30 de junho de 2008 à 25 de julho de 2009 com 40 vagas ofertadas.
O curso de Especialização em Informática da Educação destina-se a profissionais de formações diversas, especialmente licenciados ou bacharéis interessados na área de Informática na Educação. Os perfis esperados são: professores de escolas públicas e particulares que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a utilização da tecnologia com fins didático-pedagógicos, profissionais da área de Informática, profissionais que tenham assumido ou possuam perspectivas de assumir cargos relacionados à aplicação da tecnologia no campo educacional. Serão estimulados a participar de eventos científicos na área da Informática na Educação e apresentar trabalhos nos mesmos. O curso adotará ainda como requisito de aprovação final a apresentação e publicação de um trabalho em evento científico como forma de aproximar os estudantes do mundo da produção acadêmica. É promovida pela coordenação do curso a socialização das produções realizadas no curso, na disciplina Seminário de Monografia, a qual deverá contar com a participação de toda a comunidade universitária. Além disso, o aluno será incentivado à participação de pesquisas voltadas à solução de problemas na área educacional.

1.11– Pesquisa
As atividades de pesquisa desse colegiado estão vinculadas aos seguintes projetos:
4.3.1Desenvolvimento de Arcabouços para o Suporte às Atividades Acadêmicas em Sistemas de Informação
Com objetivo de solidificar o aprendizado em áreas específicas, aprimorar a interdisciplinaridade no ensino e aprendizado através da criação de arcabouços para o suporte as atividades acadêmicas, bem como, sua divulgação na através da criação de um Portal (WebSite da UFPA) na Internet. Estes arcabouços estarão voltados para o conhecimento e evolução das principais atividades curriculares do Curso. Ressalta-se que, para estas atividades, a equipe de desenvolvimento será a responsável em desenvolver ferramentas e compilar o material de apoio para as principais atividades.
Arcabouço de Sistemas de Computação e Ensino de Programação: Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão PROINT-UFPA, 2008-2009.

Coordenador: Prof. Cássio D. B. Pinheiro
Órgão Financiador: UFPA
Áreas de Conhecimento: Modelagem analítica, Telecomunicações, Redes sem Fio, Programação, Laboratório de Programação, Estruturas de Dados I, Redes, Gerência de Redes, e Banco de Dados I e II; tendo como base formadora de idéias as disciplinas de Lógica Aplicada a Computação, Paradigmas de Linguagens e Interação Usuários-Máquina.
Bolsistas:
Jonnes Derick Silva Brito
Raimundo de Souza Albarado Júnior
Rafael Allan Almeida Batalha Rodrigues
Arcabouço de Engenharia de Software. Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão PROINT-UFPA, 2008-2009.
Coordenador: Profª. MsC. Socorro Vânia Lourenço Alves
Vice-Coordenador: Prof. Msc. Cássio David Borralho Pinheiro
Órgão Financiador: UFPA
Áreas de Conhecimento: Modelagem analítica e simulação, Telecomunicações, Redes de Computadores, programação, laboratório de programação, Análise e Projeto de Sistemas, Gerência de projetos de software e Sistemas de Informações Regionais.
Bolsistas:
Antônio Fabrício Guimarães de Sousa
Ana Claudine Siqueira Corrêa
Marlisson Henrique Paiva Freitas
Romário Roberto de Pádua Andrade
Arcabouço de Visão Computacional, Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão PROINT 2008- 2009
Coordenador: Profa. Dra. Ângela Vilhena Dias.
Órgão Financiador: UFPA
Áreas de Conhecimento: Programação, Laboratório de Programação, Estruturas de Dados I e II, Interface Usuário-Máquina, Paradigmas de Linguagens de Programação, Computação Gráfica e Tópicos Especiais em Computação Gráfica e Processamento de Imagens
Bolsistas:
André Luiz Chaves Rodrigues
Adisson Giovanni Gomes Marinho
Rafael Benzaquem Neto

Portal de Apoio as Atividades Curriculares, Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão PROINT 2008- 2009

Coordenador: Prof. Msc. Cássio David Borralho Pinheiro.
Órgão Financiador: UFPA
Áreas de Conhecimento: Análise e Desenvolvimento de Software
Bolsistas:
Adriana Lopes da Silva
Gabriele Miranda Sena

4.3.2Tracking de Superfícies em Seqüências de Imagens Dinâmicas. CNPQ 2008/2009
Descrição: Desenvolvimento de um algoritmo para estimar o movimento de superfícies em diferentes modalidades de imagens 3D.

1.12– Extensão
As atividades de extensão desse colegiado estão vinculadas aos Projetos: Telecentro de Apoio à inclusão Digital, Social, Capacitação e empreendedorismo. Este projeto corresponde a uma parceria entre a Faculdade e a Prefeitura Municipal de Santarém e tem como responsável o Prof. Msc. Cássio David Borralho Pinheiro. O projeto visa capacitação da sociedade em cursos de microinformática. O projeto conta com a participação de alunos voluntários do Curso e 1 Bolsa de Extensão.

Curso de Linux Básico para Professores de Rede Pública. Este projeto é uma parceria entre o curso de BSI e a 5ª Unidade Regional, e tem como responsável o Técnico Cláudio Fernando Bentes dos Santos. O curso atendeu uma clientela de 50 professores.
Bolsas de Extensão: 1.
Programas e Projetos Especiais
A faculdade não participa de nenhum programa ou projeto especial.
Produção Intelectual
Confrontando a carga de atividades acadêmicas na graduação com a produção apresentada pelo quadro docente, observa-se que esta Produção Intelectual é totalmente compatível com o Índice de Qualificação do Corpo Docente, com o número de docentes vinculados a Programas de Pós-Graduação e a grupos de pesquisa e/ou extensão, etc. A seguir é apresentada uma parte da lista da Produção.

ALVES, S.V.L., ALVES,E.C., GOMES, Alex Sandro . Percepção em Groupware Educacionais. Revista Brasileira de Informática na Educação. , v.16, p.37 – 48, 2008.
GALVÃO, A.P., PEREIRA, D.M.P., NOGUEIRA, R.S., ALVES, E.C. . A internet e as Novas Tecnologias: A utilização de blogs como recursos e estratégias pedagógicas In: SIGES – Semana da Informática, Geotecnologias e Encontro de Software Livre, 2008, Santarém/PA. Anais SIGE 2008. , 2008.
Bermerguy, V.A., OLIVEIRA, M.M., ALVES, E.C., ROVARIS NETO, E. . Redes PLC: Uma nova opção de rede local In: SIGES - Semana da Informática, Geotecnologias e Encontro de Software Livre, 2008, Santarém/PA. Anais SIGE 2008. , 2008.
DIAS, A. V. ; FURUIE, Sergio Shiguemi. Multiframe Estimation of Contour Evolution in Medical Images. Proceedings of the IEEE International Symposium on Biomedical Imaging, v. ., p. 276-279, 2008

VIANA, L. P. ; DIAS, A. V. ; OLIVEIRA, Wendeson da Silva . Visualização 3D do Miocárdio a partir de Imagens de MRI. In: 21° Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2008, Salvador. Anais do 21° Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2008. p. 1-4.

Oliveira, W. C. de ; DIAS, A. V. ; OLIVEIRA, Wendeson da Silva . Um Prototipo para o Registro de Imagens Médicas. In: 21° Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2008, Salvador. Anais do 21° Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2008. p. 1-4.

Prêmios, Distinções, Títulos e Honrarias concedidos a docentes, técnico-administrativos e discentes

Prêmios Recebidos

Ana Clauidine Siqueira Corrêa e Luciano Parintins Viana 1º Lugar na Olimpíada de Programação 2008, promovida pela ULBRA – Universidade Luterana do Brasil.

Adisson Giovanni Marinho e André Luiz Rodrigues
3º Lugar na Olimpíada de Programação 2008, promovida pela ULBRA – Universidade Luterana do Brasil.

Infra-estrutura
1.13Biblioteca – A Faculdade não conta com biblioteca própria;
1.14Equipamentos
Na graduação, são usados apenas 17 computadores compatíveis com IBM PC, instalados na Sala Teórico Prática. No campus de Santarém ainda existe um laboratório de Informática que é usado nas atividades práticas do Curso, e este conta com 16 computadores compatíveis com IBM PC;
1.15Espaço Físico.
Coordenação (Administração)
Possui dois compartimentos climatizados. Nela ficam: coordenador, técnico administrativo e bolsistas. Suas dimensões são: 5,9 x 3,8 m2.
Salas de aula (Ensino)
O Colegiado de Bacharelado de Sistema de Informação possui duas salas de aulas climatizadas, sendo que cada uma possui trinta e cinco carteiras de madeiras, mesa para professor, um quadro magnético, ventiladores.
Laboratórios:
Sala de Aula Teórico Prática
É destinada a atender a comunidade discente. Esta sala possui 17 computadores e é utilizada na formação acadêmica dos alunos do Curso de Bacharel em Sistemas de Informação.
Sala dos Servidores
Funciona como o laboratório dos bolsistas de pesquisa e extensão dos projetos coordenados pelos professores da Faculdade bem como dos voluntários. A sala é totalmente climatiza e possui computadores com acesso à Internet para que os discentes possam executar suas tarefas.