terça-feira, 10 de novembro de 2009

Formaturas e Cerimônias



ORIENTAÇÕES PARA CERIMÔNIAS DE FORMATURA NO CAMPUS E NÚCLEOS

O papel da universidade ao longo do tempo foi e tem sido o de promover a educação superior e o desenvolvimento científico, tecnológico, literário, artístico, cultural e social do país.

A solenidade de colação de grau é a missão precípua de uma instituição de ensino superior. Ocasião em que se vê concretizado os resultados do esforço de anos de estudos e de ensino. Também é o momento mais importante na vida acadêmica de um universitário, momento este compartilhado com a família, os amigos e a sociedade.

Dessa forma para orientar as turmas de alunos concluintes, relacionamos abaixo alguns esclarecimentos sobre esta cerimônia além dos procedimentos necessários para a realização da solenidade.

OUTORGA DE GRAU

A outorga de grau ou formatura é um ato oficial de conclusão de curso de graduação ou pós-graduação realizado por Instituições de ensino superior.

ORGANIZAÇÃO DA CERIMÔNIA

Na UFPA as atribuições para a cerimônia de outorga de grau são definidas por ato da Reitoria. Para os Campi do interior do Estado, no entanto, é necessária uma série de adaptações dos procedimentos. Por se tratar de cerimônia que exige protocolo especial com observância de todos os procedimentos institucionais e a ordem de precedência no âmbito da Universidade a organização da cerimônia de formatura é de responsabilidade da Assessoria de Cerimonial, setor ligado a Coordenação Geral.

PROCEDIMENTOS

Alguns procedimentos são necessários para a realização da cerimônia de outorga de grau:

- A secretaria acadêmica da Faculdade deve encaminhar solicitação ou sugestão de data para a realização da formatura à Coordenação Geral, obedecendo ao período estabelecido no calendário acadêmico.

- Após acertada a data a secretaria acadêmica deve comunicar a comissão de formatura da turma concluinte e esta deverá dirigir-se ao Cerimonial do Campus para agendar o auditório, os ensaios e receber outras orientações;

– Cabe à secretaria acadêmica da Faculdade encaminhar ao Cerimonial com antecedência mínima de 04 (quatro) dias da data de realização da formatura a listagem dos alunos que estão integralizados e aptos a participar da Cerimônia de outorga de grau. Nesse expediente deve ser indicado o formando que obteve o maior Coeficiente de Rendimento Geral – CRG da turma.

DO NÚMERO DE PARTICIPANTES

Para que as cerimônias sejam realizadas no Auditório, o Cerimonial sugere às Faculdades que sejam encaminhadas turmas com no mínimo 15 (quinze) formandos. Turmas menores devem juntar-se a outras turmas de outro curso para a realização da cerimônia.

Para as cerimônias realizadas no Auditório Wilson Fonseca o número máximo apropriado ao espaço é de 30 (trinta) formandos, acima disso o espaço não comporta adequadamente o evento. Logo sugerimos a realização em outro local.

PARA PARTICIPAR

Para participar da cerimônia de outorga de grau o concluinte deve:

01 – Regularizar a vida acadêmica;

02 – Cumprir todos compromissos de natureza administrativa com a Faculdade;

03 – Estar devidamente INTEGRALIZADO no curso, inclusive com o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso já defendido;

04 – Não estar devendo nenhum livro a Biblioteca do Campus;

05 – Ter seu nome relacionado no expediente interno (memorando) que é encaminhado pela secretaria acadêmica da Faculdade ao Cerimonial com a listagem dos alunos da turma aptos a participar da cerimônia. O formando que não se enquadrar em um dos requisitos listados acima não poderá participar da cerimônia institucional de outorga de grau nem mesmo de forma SIMBÓLICA.

DA DISPENSA E DA FORMATURA EM SECRETARIA

Em nenhuma hipótese a outorga de grau será dispensada. Na impossibilidade de comparecimento do formando à solenidade oficial, por motivo devidamente justificado à secretaria acadêmica da Faculdade, este poderá, posteriormente fazer a outorga em Secretaria, onde irá prestar juramento, ser outorgado e posteriormente receber o diploma original, em data e horário designados pela Faculdade.

DA DATA DE AGENDAMENTO DA CERIMÔNIA

Para agendamento de formaturas as secretarias acadêmicas devem obedecer ao período estabelecido pelo calendário acadêmico:

– 1º Período – Concluintes dos Cursos Intensivos – Até 30/06/09.

– 2º Período – Concluintes dos Cursos Extensivos – Até 17/10/09.

– 3º Período – Concluintes dos Cursos Intensivos – Até 28/11/09.

– 4º Período – Concluintes dos Cursos Extensivos – Até 22/04/09.

Dentro do período acadêmico de agendamento das formaturas é necessário observar que as cerimônias devem ser realizadas em dias úteis (segunda a sexta-feira). Exceção das formaturas dos Núcleos onde o dia marcado poderá ser agendado excepcionalmente aos sábados, devido as condições especiais dessas turmas e do deslocamento dos docentes e técnico-administrativos que participarão do evento.

DO ATO

Trata-se de um ato oficial da Universidade, onde em sessão pública é conferido grau e entregue o diploma de conclusão de curso. No Campus de Santarém as cerimônias de outorga de grau se destacam pela simplicidade e observância do protocolo exigido. Obedece sobretudo as mais elementares regras de respeito aos participantes e aos ritos.

O cerimonial adota os seguintes atos protocolares:

01 – Abertura da Cerimônia;

02 – Composição da Mesa de Autoridades;

03 – Entrada dos Formandos e Paraninfos;04 – Declaração de Abertura Oficial da Solenidade;

04 – Ato Cívico – Hino Nacional;

05 – Oração Acadêmica;

06 – Juramento Oficial;

07 – Outorga de Grau;

08 – Entrega dos Diplomas;

09 – Entrega dos Anéis pelos Paraninfos;

10 – Apresentação dos Formandos ao Público;12 – Homenagens;

11 – Discursos;

12 – Encerramento.

A composição da mesa de honra da cerimônia será de responsabilidade exclusiva do Cerimonial. No caso das formaturas realizadas no Campi, que nem sempre podem contar com a presença do Reitor ou do Pró-Reitor de Ensino e Graduação da UFPA, as autoridades que farão a composição da Mesa, serão:

01 – Presidente da Mesa (Coordenador (a) do Campus);

02 – Diretor da Faculdade do Curso Concluinte;

03 – Paraninfo da Turma;

04 – Patrono da Turma;

05 – Homenageado com o nome da Turma;

06 – Secretário (a) Acadêmico (a) da Faculdade.

Para os Núcleos a composição da mesa de honra é a seguinte:

01 – Presidente da Mesa (Coordenador (a) do Campus);

02 – Diretor da Faculdade do Curso Concluinte;

03 – Prefeito do Município;

04 – Secretário de Educação do Município;

05 – Paraninfo da Turma;

06 – Patrono da Turma;

07 – Homenageado com o nome da Turma;

08 – Secretário (a) Acadêmico (a) da Faculdade.

DO LOCAL

O Campus de Santarém dispõe do Auditório Wilson Fonseca, com capacidade para 150 (cento e cinqüenta) pessoas. Quando as cerimônias são realizadas neste auditório o Cerimonial oferece os seguintes serviços:

- Cerimonialista - Organização do evento;

- Mestre de Cerimônias – apresentação;

- Garçom (incluindo água);

- Serviços de Som (incluindo repertório musical da cerimônia);

- Sinalização do Campus;

- Limpeza geral.

No caso da turma concluinte que optar por fazer sua formatura em outro local e também no caso dos Núcleos, ficará sob a responsabilidade da Turma os seguintes itens:

- Garçom (incluindo água);

- Serviços de Som;

- Reserva de auditório para 01 (um) dia de evento e 02 (dois) dias de ensaio.

Em relação à DECORAÇÃO do evento (Auditório Wilson Fonseca ou outro) a responsabilidade é da turma concluinte, no entanto é necessário observar que as cores utilizadas para a decoração do interior do auditório devem ser: vermelha, azul e branca (as cores oficiais da Instituição).

Quanto as cores de identificação de cada curso devem ser utilizadas para fazer a decoração do estúdio fotográfico que deverá ser montado na parte externa do auditório.

DO CONVITE

A confecção e impressão dos convites ficam a critério dos formandos. No entanto é necessário que sejam incluídos alguns dados que são obrigatórios.

Na capa do convite deve constar:

- Identificação da Universidade;

- Identificação do Campus;- Identificação do Núcleo (quando for o caso);

- Nome do Curso.

No interior do convite devem constar as seguintes informações:

- Data, local e hora da colação de grau;

- Nome da Turma;

- Paraninfo da Turma;

- Professores ou funcionários homenageados;

- Orador e Juramentista;

- Nome de todos os formandos em ordem alfabética.

Quanto as autoridades administrativas da Universidade:

- Reitor – Prof. D.Sc. Carlos Edilson de Almeida Manescky

- Vice-Reitor – Prof. D.Sc. Horácio Schneider

- Pró-Reitora de Ensino e Graduação - Profª M.Sc. Marlene Rodrigues Medeiros Freitas;

- Coordenadora do Campus de Santarém - Profª M.Sc. Maria Marlene Escher Furtado;

- Vice-Coordenador do Campus de Santarém - Prof. M.Sc. Juarez Bezerra Galvão;

- Diretor da Faculdade - (identificar)

- Vice-Diretor da Faculdade – (identificar)

Em relação as fotos dos convites, sugerimos que sejam disponibilizadas da seguinte forma:

- Uma foto da turma com as vestes talares (beca);

- Foto individual do formando (04 cm X 05 cm) feita em estúdio com as vestes talares (beca) e sua identificação logo abaixo.

A comissão de formatura deverá entregar 01 (um) convite à Coordenação do Campus (arquivo da Instituição) e 01 (um) convite à Direção da Faculdade.

DA INDUMENTÁRIA – VESTES TALARES

Na cerimônia oficial faz-se necessário o uso das vestes talares. Os formandos devem trajar:

- Capa acadêmica ou Beca na cor preta;

- Bacalau branco;

- Faixa na cintura na cor do curso;

- Capelo (colocado na cabeça após a outorga de grau);

- Sapatos sociais pretos preferencialmente fechados tanto para homens quanto para mulheres. No caso dos Campi quando da ausência do Reitor da Universidade, os professores que conduzem a cerimônia ou que compõe a mesa de autoridades administrativas, devem trajar indumentária própria:

- Vestes talares professoral ou Beca na cor preta;- Bacalau branco;

- Faixa na cintura na cor da área de conhecimento. Para os demais membros da mesa de honra ou aos professores que não utilizarem as vestes talares é aconselhável usar traje social escuro.

DEFINIÇÕES

Á Turma concluinte cabe organizar a escolha dos personagens de destaque das formaturas. São eles:

Patrono da TurmaTrata-se de uma personalidade do corpo científico de notório saber acadêmico, reconhecido pela competência e padrão de referência na área de conhecimento da turma concluinte. Cabe a Comissão de Formatura comunicar por escrito à pessoa a escolha de seu nome;

Paraninfo da Turma Trata-se de um dos professores da Faculdade com quem a turma teve grande identificação, seja pela capacidade profissional, pela personalidade, ou por ter ajudado a turma em alguma situação. É uma forma de homenagem. Cabe a Comissão de Formatura comunicar por escrito à pessoa a escolha de seu nome;

Nome da Turma – Trata-se de uma homenagem prestada a um professor, funcionário da Instituição ou o nome de uma personalidade viva ou morta, cuja profissão, vida e personalidade se adéque a identidade da turma concluinte e que a identifique. No caso de homenagem a personalidade viva cabe a comissão de formatura comunicar por escrito à pessoa a escolha de seu nome;

Paraninfo do Formando – Pessoa que servirá de apoio e exemplo e conduta moral e profissional ao formando. Têm-se o costume de convidar para paraninfo pessoa da família, pai, mãe, esposo, esposa, outros;

Homenageados – São docentes ou funcionários/servidores ligados a Faculdade ou a UFPA que mereçam gratidão da turma concluinte por terem prestado serviços acadêmicos ou administrativos durante o curso. Cabe a Comissão de Formatura comunicar por escrito à pessoa a escolha de seu nome;

Orador da TurmaTrata-se de um formando escolhido pela turma concluinte. O processo de escolha pode ser através de votação, concurso de oratória ou o que a turma desejar. Contudo a oração acadêmica proferida e escrita pelo formando deve ser submetida a apreciação da turma a qual ele representa. Ainda para o discurso, sugere-se ao orador que saliente o motivo que levou a escolha do paraninfo pela turma, caso tenha homenagens, o ‘porquê’ da homenagem e que se relate de maneira breve a trajetória da turma;

Juramentista - Formando escolhido para conduzir o juramento solene, é necessário fluência verbal e facilidade em falar em público;

Outorga – O formando que obtiver a maior CRG – Coeficiente de Rendimento Geral da turma concluinte é indicado pela secretaria acadêmica da Faculdade via expediente interno ao Cerimonial e receberá a outorga individualmente representando a turma.

DO GRAU, DAS CORES E DA PEDRA DE GRADUAÇÃO

A classificação das cores referentes à área de conhecimento segue as normas do CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa, sendo:

Azul - Corresponde a inclusão de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas, conforme terminologia adotada pelo Censo Educacional do MEC – Ministério da Educação e Cultura;

Verde – Corresponde a inclusão de Ciências Exatas e da Terra e Ciências Biológicas, conforme terminologia adotada pelo Censo Educacional do MEC – Ministério da Educação e Cultura;

Vermelho – Corresponde à inclusão de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Lingüística e Artes, conforme terminologia adotada pelo Censo Educacional do MEC – Ministério da Educação e Cultura.

No Campus de Santarém, temos os seguintes cursos:

- Bacharelado em Direito – Cor: Vermelha – Pedra: Rubi;

- Bacharelado em Sistemas de Informação – Cor: Azul – Pedra: Safira Azul;

- Licenciatura em Ciências Biológicas – Cor Azul – Pedra: Água Marinha;

- Licenciatura em Física Ambiental – Cor: Azul – Pedra: Safira Azul;

- Licenciatura em Matemática – Cor: Azul – Pedra Safira Azul;

- Licenciatura em Letras – Cor: Vermelha – Pedra: Ametista;

- Licenciatura em Geografia – Cor: Vermelha – Pedra: Amestista;

- Licenciatura em Pedagogia – Cor: Vermelha – Pedra: Amestista.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

- Durante a cerimônia de outorga de grau, não serão permitidas exibições de filmagens no interior do auditório sem a prévia aprovação do Cerimonial;

- A empresa responsável pela cobertura de filmagem e fotografia deverá apresentar postura profissional, sabendo posicionar-se durante a cerimônia, evitar conversas com os formandos ou paraninfos, além de estar vedada a circulação de fotógrafos e cinegrafistas atrás da mesa de honra;

- Não é permitido o uso de banners no palco ou no interior do auditório que não seja da UFPA;

- Não é permitido o uso de iluminação especial no palco para não elevar a temperatura e não sobrecarregar a rede;

- A organização da mesa de honra é de responsabilidade exclusiva da Coordenação e do Cerimonial do Campus de Santarém;

- A realização de quaisquer homenagens na cerimônia deverá ser acertada antecipadamente com o Cerimonial. No caso da entrega de placas comemorativas as mesmas deverão ser encaminhadas ao Cerimonial com antecedência mínima de 01 (um) dia do evento.

- Os ‘canudos’ para os diplomas deverão ser entregues ao Cerimonial com antecedência mínima de 01 (um) dia;- Para que a formatura seja bem executada é necessário o agendamento de no mínimo 02 (dois) ensaios em dias anteriores a data de realização do evento;

AINDA IMPORTANTE

Os itens que ficaram omissos nessa relação de orientações deverão ser discutidos com a comissões de formaturas das turmas concluintes na Assessoria de Cerimonial do Campus de Santarém.

Maiores informações

Assessoria de Comunicação e Difusão (Cerimonial)

Fone: (093) 3064 9076

E-mail: comunica-stm@ufpa.br
http://www.ufpa.br/santarem/index.php?option=com_content&view=article&id=169&Itemid=46