quarta-feira, 16 de abril de 2008

Bolsas PROINT 2008


Serviço Público Federal
Universidade Federal do Pará
Campus Universitário de Santarém
Faculdade de Sistemas de Informação

PROINT – Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão
Projeto: Desenvolvimento de Arcabouços para o Suporte às Atividades Acadêmicas em Sistemas de Informação

EDITAL Nº 001/2008
Ações Contempladas
Arcabouço de Sistemas de Computação – 3 Bolsas
Portal de Apoio as Atividades Curriculares – 2 Bolsas
Arcabouço de Engenharia de Software – 4 Bolsas

A Faculdade de Sistemas de Computação através da coordenação do projeto “Desenvolvimento de Arcabouços para o Suporte às Atividades Acadêmicas em Sistemas de Informação”, no uso das atribuições que lhe conferem o Estatuto e o Regimento Geral da UFPA, torna público para conhecimento da comunidade acadêmica da UFPA-CSa o Edital 001/2008-FSI de Seleção de estudantes para preenchimento de 9 (nove) Bolsas de Iniciação Acadêmica (BIA), de acordo com as condições definidas neste Edital.

1 – OBJETIVO:

Apoiar o Projeto “Desenvolvimento de Arcabouços para o Suporte às Atividades Acadêmicas em Sistemas de Informação”, cuja finalidade é Solidificar o aprendizado em áreas específicas, aprimorar a interdisciplinaridade no ensino e aprendizado através da criação de arcabouços para o suporte as atividades acadêmicas, bem como, sua divulgação na através da criação de um Portal (Web Site da UFPA) na Internet.
Caberá aos estudantes selecionados a participação no desenvolvimento de ações pertinentes as estratégias: Arcabouço de Engenharia de Software, Arcabouço de Sistemas de Computação e Portal de Apoio as Atividades Curriculares. Estas ações estão voltadas ao desenvolvimento e disponibilizarão, via Portal Web, de ferramentas de suporte as Atividades Curriculares da área de Sistemas de Computação e Engenharia de Software, como aplicativos, metodologias, apostilas, apresentações e outros materiais didáticos.

2 – CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES:

2.1 – Critérios para Inscrição:
Estar regularmente matriculado no 1º semestre/2008 do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação;
Ter concluído as disciplinas de Programação e Organização de Computadores; com conceito mínimo Regular;
Ter disponibilidade de 20h semanais e estar cursando a partir do 2º Semestre e não esteja nos dois últimos semestre do curso.

2.2 – Duração da Bolsa:
O período de duração da Bolsa deverá ser de 20 (vinte) meses, com o valor estabelecido nacionalmente de R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais), concedida durante o período de execução do Projeto ao aluno(a) selecionado(a), com recursos provenientes do Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - PROINT.

3) PERÍODO DE INSCRIÇÃO:

A inscrição ocorrerá no período de 16 a 18/04/2008, no horário das 8 às 12 e 14 às 18 horas, na secretaria da Faculdade de Sistemas de Informação, obedecendo aos critérios estabelecidos no item 2 deste Edital.

4) PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

4.1 - Preenchimento correto do formulário de Inscrição, no período de 16 a 18/04/2008 no local definido por este Edital.

4.2 - Para ter direito à Seleção, o acadêmico deverá apresentar a cópia da seguinte documentação:
Comprovante de matrícula emitido pelo Colegiado do Curso de Graduação;
Currículo atualizado, ressaltando as atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão em que o candidato já tenha participado;
Em caso de voluntário em outros Programas e/ou Projetos da UFPA, apresentar uma cópia do(s) comprovante(s).

4.3 - O resultado da Seleção será divulgado no dia 25 de abril de 2008, na secretaria da Faculdade de Sistemas de Informação e nos quadros de avisos do Campus.

5) CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

5.1- Serão avaliados os acadêmicos que:
Atenderem aos critérios do item 2 e apresentarem todos os documentos constantes no item 4 (documentos necessários para inscrição) deste Edital, acompanhado do Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado;
Não acumularem qualquer tipo de bolsa, auxílio ou outra atividade remunerada que a caracterize como duradoura. Caso selecionado(a), o(a) candidato(a) deverá ser desligado(a) do programa de bolsa ao qual esteja vinculado.

5.2 – A Avaliação será feita pela equipe do Projeto; através de um processo com pontuação total de 100 pontos, distribuídos da seguinte forma:
50 pontos para Prova Escrita, aplicada no dia 22 de abril de 2008, as 8:00 horas, corrigida de acordo com os critérios estabelecidos no Regimento de Graduação da UFPA;
25 pontos para avaliação de currículo, onde serão avaliados os conceitos obtidos nas disciplinas citadas no tópico 2.1 e as atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão em que o candidato já tenha participado;
25 pontos, equivalentes a 3 meses de atividades como voluntário em projetos da UFPA.

5.3 - Em casos omissos, a Coordenação Local do Projeto reserva-se o direito de realizar entrevista individual, fazer visita domiciliar, com os selecionados, bem como solicitar outros documentos para solucionar quaisquer dúvidas ou obter os esclarecimentos que forem necessários;

5.4 – Caso seja detectado qualquer tipo de irregularidade ou descumprimento as normas deste Edital, a Coordenação Local do Programa deverá proceder ao cancelamento da bolsa concedida.

Santarém, 14 de abril de 2008.

Prof. Cássio D. B. Pinheiro
Vice-Coordenador do Projeto