quinta-feira, 29 de maio de 2008

Projeto de Criação do Blog

PROJETO
BLOG DA FACULDADE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO


  • IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Criação do Blog da Faculdade de Sistemas de Informação

  • IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE
Projeto proposto por duas bolsistas da Secretaria da Faculdade de Sistemas de Informação (Gabrielle Sá dos Anjos e Ísis Rivane Batista Costa), auxiliada pelo Professor Cássio David Borralho Pinheiro – Diretor da Faculdade. A execução do Projeto será na secretaria da Faculdade.

  • JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Devido a Faculdade do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará, Campus de Santarém, necessitar estar em constante comunicação com todo o corpo acadêmico, respondendo aos questionamentos dos alunos e transmitindo noticias referentes ao curso.
Observou se a necessidade de tornar melhor essa comunicação, dessa forma, o blog da faculdade, criado anteriormente pelo professor Msc. Cássio David Borralho Pinheiro, coordenador do Curso, passou a ser administrado regularmente de forma a manter se atualizado.
Viu-se que é importante a existência de um blog, um diário virtual para divulgação de informações sobre disciplinas, aulas, corpo acadêmico, enfim de tudo que envolve o cotidiano do curso.
Enfatizando se que pretende se que os alunos teçam seus comentários para verificar como é vai o andamento das atividades do curso.

  • OBJETIVOS
O objetivo principal é melhorar a comunicação entre a Faculdade de Sistemas de Informação. Mantendo os alunos sempre cientes das atividades referentes ao curso, por meio de informações diariamente atualizadas. Visa se ainda a interação aluno-aluno e aluno-Faculdade para que dessa forma se torne possível uma avaliação do andamento do curso.

  • PÚBLICO ALVO
  • Primário: Discentes e Docentes do Curso de Bacharelado de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará – Campus Santarém.
  • Secundário: Alunos de Sistemas de Informação e áreas afins de outras instituições.

  • METAS
Conhecer o grau de satisfação dos alunos em relação à Faculdade de Sistemas de Informação, uma vez que no blog serão realizadas enquetes sobre questões que envolvam o curso;
Facilitar a busca de sites importantes, através da disponibilidade no Blog de links de acesso para tais sites, previamente escolhidos;
Incentivar o entretenimento entre os alunos;
Informar aos alunos sobre os eventos de Informática em nível regional e
nacional.

  • PERÍODO DE EXECUÇÃO
O período de execução do projeto é contínuo, uma vez que mesmo com a saída dos atuais administradores do blog, o que se pretende é que os próximos bolsistas da Faculdade dêem continuidade ao projeto, administrando e atualizando o blog.

  • BREVE HISTÓRICO

O Blog já existia, contudo não no formato atual. Ultimamente ele apresenta um layout atraente com conteúdos atualizados e postagens diárias sobre as atividades da Faculdade. Para a sua atualização realizou-se uma análise prévia de todas as informações que os acadêmicos do Curso buscam frequentemente junto a Secretaria da Faculdade.
As informações do Blog que necessitam ser atualizadas com freqüência são os fatos que ocorrem no cotidiano da Faculdade, beneficiando os alunos do Curso. Outros tipos de alterações que ocorrem são semestrais, como os horários de aula, bem como o quadro de pessoal temporário.

Inicialmente pretende-se promover o Blog da Faculdade por meio de confecção de cartazes que serão afixados em pontos estratégicos do Campus, além de torná-lo página inicial dos computadores da Sala Teórico-Prática de BSI.