segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

CHAMADA DE TRABALHOS PARA O EDIÇÕES DE 2009

DATA LIMITE PARA ENVIO DE ARTIGOS: ate 15/02/2009

A Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) é uma publicação mantida pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
A revista busca reunir os trabalhos dos profissionais e pesquisadores na área de Informática na Educação, procurando disseminar métodos e técnicas para o uso efetivo da informática no processo educativo, de acordo com a realidade brasileira.
Os principais objetivos da revista são:
- Divulgar a produção científica dos grupos de pesquisa vinculados às instituições de ensino que trabalham com Informática na Educação;
- Propiciar um espaço de reflexão acerca das questões do cotidiano da prática de ensino mediada pelo computador;
- Aprofundar o conhecimento dos temas relacionados às linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação vinculados à área;
- Estimular a produção científica em nível de graduação e pós-graduação;
- Divulgar produtos de Informática aplicáveis à educação.

Submissões e Revisões

Os autores estão convidados a submeter artigos originais, destinados exclusivamente à revista, contendo resultados conclusivos de suas atividades de pesquisa relacionados à Informática na Educação.
Todos os trabalhos submetidos à publicação na Revista serão avaliados por pelo menos três membros do Corpo Editorial da RBIE.
Para submeterem seus artigos, os autores devem usar o sistema JEMS/SBC através do link a seguir <https://submissoes.sbc.org.br/rbie>.
Os artigos devem estar escritos em português, deverão conter no máximo 15 páginas e devem seguir a formatação da RBIE disponível em <http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=161&content=downloads&id=259>
Na submissão inicial serão aceito os formatos DOC e PDF, porém na versão final (após aceitação para revista) apenas o formato DOC.
Maiores detalhes sobre o processo de submissão podem ser encontrados em
<http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=161>

Tópicos de Interesse

Os tópicos e tecnologias relevantes para a revista incluem:
- Ambientes Interativos de Aprendizagem
- Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
- Arquiteturas para Software Educativo
- Aspectos Sociais da Informática na Educação
- Avaliação e Desenvolvimento de Software Educativo
- Comunidades Virtuais de Aprendizagem
- Escolas e Laboratórios Virtuais
- Experiências de Uso da Internet em Escolas
- Formação de Recursos Humanos para Informática na Educação
- Fundamentos Pedagógicos e Psicológicos de Informática na Educação
- Hipermídias Adaptativas Aplicadas à Educação
- Informática na Educação Especial
- Informática na Sala de Aula
- Informática no Currículo Escolar
- Inteligência Artificial Aplicada à Educação
- Métodos e Padrões para Artefatos Educacionais
- Métodos e Processos de Engenharia de Software Aplicados ao Desenvolvimento de Ambientes Educacionais
- Modelagem Cognitiva Aplicada à Informática na Educação
- Políticas para Informática na Educação
- Realidade Virtual na Educação
- Simuladores e Jogos Educativos
- Suporte Computacional à Aprendizagem Organizacional
- Ambientes e Metodologias de Autoria de Atividades de Aprendizagem
- Acessibilidade em Software Educativo e Ambientes de Aprendizagem
- Qualidade de Interação em Software Educativo e Ambientes de Aprendizagem


Corpo Editorial

Editor Chefe:
- Sergio Crespo C S Pinto (UNISINOS)

Editores Associados:
- Alex Sandro Gomes (UFPE)
- André Luís Alice Raabe (UNIVALI)
- Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira (UFPA)
- Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras (UFPA)
- José Aires de Castro Filho (UFC)
- Patrícia Augustin Jaques (UNISINOS)