quinta-feira, 24 de março de 2011

Divulgação

O professor Adriano divulga alguns temas para possível orientação de TCC


Chamada de trabalho para o projeto de pesquisa. Análise de desempenho e refatoração de métodos de avaliações automática do LabSQL

  1. Tema refatoração do método para avaliação automática de código fonte em Java: OBJETIVO: A proposta desse trabalho está centrada no aperfeiçoamento de um método de avaliação de automática de programas JAVAs, desenvolvido na mesma linguagem de programação que avalia o programa. Esse trabalho será realizado em conjunto com o grupo do GPED e o resultado esperado é um método que seja pelo menos 50% mais eficiente que o atual.

Requisitos: Expert em JAVA; Possuir sólidos conhecimentos em Eng de Software e BD, HTML e PHP;

Previsão: 1 ano

  1. Tema: refatoração do método para avaliação automática de código fonte em SQL;

OBJETIVO: A proposta desse trabalho visa melhorar substancialmente o método avaliação automática de consultas SQL do LabSQL. Atualmente o ambiente fornece um feedback automático que possui fundamentos em técnicas de IA e podem ser aprimorados levando em consideração a atual Base de dados do sistema. Além disso, esse trabalho deve aprimorar o módulo de feedback do sistema, que atualmente está limitado a um conjunto reduzindo de instruções.

Requisitos: Expert em PHP e HTML, possuir sólidos conhecimentos em BD;

Previsão: 1 ano

  1. Tema: refatorar o método para avaliação automática de questões discursivas;

OBJETIVO: Solucionar o problema do tempo de resposta para o tipo de questão discursiva. Atualmente esse sistema possui um atraso de 3 a 5 minutos para retornar a nota do estudante. Esse módulo está desenvolvido em JAVA e o LabSQL possui chamadas via WebService para realizar o calculo da nota. O resultado esperado é solucionar o problema que inviabiliza a utilização deste módulo, pode ser desde reescrever em outra linguagem de programação e/ou propor uma nova solução para o problema.

Requisitos: Expert em JAVA, Web Services, SoapClientes, PHP e BD;

Previsão: 1 ano

  1. Tema: refatorar o módulo de submissão de respostas do tipo Mapas Conceituais;

OBJETIVO: Solucionar o problema do ambiente LabSQL para submeter respostas do tipo Mapas Conceituais. Atualmente esse módulo funciona somente para o LabSQL e devido ao problema de integração esse módulo está desativado. Esse trabalho deve solucionar o problema de integração utilizando novas tecnologias (web 2.0 e recursos de HTML 5.0) para possibilitar ao estudante desenvolver respostas em mapas conceituais que devem seguir um padrão XML para codificação dessas respostas.

Requisitos: Expert em HTML, CSS, PHP, XM e BD;

Previsão: 6 meses

OBS: Os interessados podem utilizar os temas como defesa de TCC e também conta ponto de ACC. Os alunos devem passar por um processo de seleção que será agendada. Maiores informações por email adrianolino@gmail.com

PSI/UFOPA